08/07/2021

Como manter a alimentação equilibrada nos arraiais

As festas juninas fazem parte da cultura popular brasileira e acabaram se estendendo para o mês de julho também. Entre as tradições de música e dança, os trajes típicos e a decoração caprichada, a gastronomia também ganha destaque com pratos que parecem ganhar mais sabor nessa época do ano.

As mesas são ocupadas por guloseimas cheias de calorias e gorduras, como pé de moleque, arroz doce, canjica, pamonha, maçã do amor, cocada, quentão, bolos com coberturas e muitas outras receitas de dar água na boca.

Mesmo que a pandemia não permita aglomerações, pequenas reuniões familiares são regadas aos pratos típicos desse período. Com tantas tentações gastronômicas, fica difícil optar por alimentos mais saudáveis.

Pode ser difícil, mas não é impossível. A seguir, selecionamos algumas ações que podem ajudar você a manter uma alimentação equilibrada e nutritiva nos arraiais e ainda curtir muito esse período.

Prefira alimentos naturais

O milho verde cozido, uma das grandes atrações dos arraiais, é um bom exemplo. Ele é rico em fibras, vitaminas e minerais, auxiliando no funcionamento intestinal. Assim como o milho, há a batata doce assada, o pinhão e outros alimentos que possuem menos corantes, conservantes e realçadores de sabor, sendo menos prejudiciais à saúde. A pipoca e o cuscuz também são boas opções. Quanto menos processado for o alimento, melhor.

Coma moderadamente

Fazer pequenas porções evita aquela sensação de inchaço e de ter passado dos limites. Por isso, primeiro, observe toda a mesa e, depois, faça suas escolhas. Os alimentos dessas festas geralmente são muito calóricos, então, reduzir a quantidade é uma boa alternativa. Também é importante comer sem pressa, pois o organismo dá sinais evidentes de que está saciado.

Não exagere nas bebidas alcoólicas

O excesso de álcool atrapalha o funcionamento adequado do organismo e pode ser convertido em gordura. Se for ingerir álcool, evite as receitas que têm açúcar e dê preferência para bebidas com teores alcoólicos menores. Nos intervalos, beba água, pois isso vai ajudar a diminuir a quantidade de álcool ingerido ao longo da festa. Mesmo que não estiver consumindo álcool, beber água é importante porque ela hidrata e ajuda a eliminar do corpo os resíduos ruins de alimentos não saudáveis.

Esteja atento às suas escolhas

O ideal é fazer escolhas e não sair provando todas as opções disponíveis. Se tiver uma variedade de caldos, escolha aqueles preparados com menos embutidos. Entre os doces, dê preferência para os caseiros. Se você mesmo for preparar algum quitute, utilize o açúcar, o sal e a gordura com moderação.

Aproveite para se exercitar

Nem só de mesa farta é feito um arraial. A quadrilha é outra grande atração desses festejos, então, por que não aproveitar a oportunidade de se exercitar um pouco? Dance a quadrilha, cante, participe das brincadeiras e não foque sua atenção só nas comidas. No dia seguinte, se puder, faça uma caminhada ao ar livre para colocar o corpo novamente na rotina.

Mantenha o controle

Manter o controle na ingestão das guloseimas é fundamental. Por isso, é importante ter uma alimentação equilibrada, sem exageros e com bom consumo de água. Porém, sempre há a possibilidade de exagerar e, se isso acontecer, não se culpe. O controle mental é tão importante quanto o físico. Se exagerar, retome a rotina alimentar equilibrada nas refeições seguintes.

Agora que você já sabe como fazer boas escolhas nos arraiais, pode aproveitar e curtir da melhor maneira possível. Aproveite para compartilhar essas informações nas suas redes sociais. Assim, seus amigos também podem aprender a se divertir mantendo uma alimentação equilibrada!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade