18/10/2021

10 dicas para manter a saúde mental

Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. O viés mental, porém, nem sempre recebeu a devida atenção, mas isso vem mudando nos últimos anos.

 

Se antes a questão da saúde mental estava conectada ao conceito de fraqueza, maluquice ou mesmo a um luxo a que poucos tinham acesso, hoje se entende que ela é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais.

 

A mente acaba adoecendo por diversos fatores, entre eles o ritmo acelerado dos dias atuais, a sobrecarga nas tarefas, os medos, os problemas afetivos, as relações familiares, as emoções reprimidas, o estresse no trabalho, a ansiedade e um estilo de vida pouco saudável.

 

Porém, algumas atitudes podem mudar esse contexto. Ações simples têm o poder transformador de contribuir para uma vida mais saudável. Aproveitando que em 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, vamos mostrar alguns cuidados que podem ajudar a manter a mente saudável. 

 

  • Pratique o autocuidado

O autocuidado ajuda a manter em harmonia os campos mental, físico, emocional e social. Ele está ligado a uma mente ativa, hábitos saudáveis, autoconhecimento, empatia e bem-estar. É preciso se aceitar, se gostar e se valorizar, sem diminuir os outros.

 

  • Conviva com quem você ama

Manter boas relações é fundamental para a existência humana e desfrutar de um tempo ao lado das pessoas que ama faz com que a vida tenha sentido. Estar ao lado de amigos e familiares reforça a sua conexão com eles e com o mundo. 

 

  • Mantenha o cérebro ativo

É muito importante exercitar o cérebro e há diversas formas de fazer isso, seja adquirindo novas habilidades, tentando um novo hábito, fazendo um curso, estudando, aprendendo a tocar um instrumento ou fazendo algum tipo de arte.

 

  • Exercite o corpo

A prática de atividades físicas é importante para exercitar o corpo e descarregar a energia canalizada. Aproveite o momento dos exercícios para melhorar a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio, mas também para refletir, rever conceitos e prioridades.

 

  • Cuide da alimentação

Comer bem é um conceito que está ligado ao bem-estar geral e não apenas à boa forma física. A mente saudável também precisa de um corpo bem cuidado.  Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. 

 

  • Tenha boas noites de sono

Uma boa rotina de sono é essencial. A qualidade é mais importante que a quantidade, já que cada pessoa tem necessidades individuais. O que vale é priorizar o sono como um momento de relaxamento do corpo e da mente.

 

  • Permita-se ter momentos de lazer

Dedicar-se ao trabalho e a outros compromissos representa responsabilidade e comprometimento, porém, é não se pode esquecer de reservar um tempo para o descanso e o lazer. Faça atividades que deixem você feliz, representem uma pausa na rotina e ajudem a recuperar as energias.

 

  • Organize o tempo

Para conseguir cumprir as demandas da vida pessoal e profissional sem se sentir sugado pelo tempo é imprescindível ter organização e planejamento. A gestão do tempo permite estabelecer prioridades, gerenciar a agenda e otimizar as horas diárias.

 

  • Desenvolva sua fé

Independente de crença ou de religião, a fé tem a ver com a forma que você se relaciona com o mundo. Ela é exercitada através de pensamentos e ações que envolvem esperança, otimismo, pensamento positivo, segurança, enfim, sentimentos que tenham significado e acolhimento para você.

 

  • Faça terapia

Aceitar as falhas e limitações é o primeiro passo para identificar que algo pode ser melhorado. Por isso, o autoconhecimento é fundamental e, nesta busca, é importante procurar ajuda profissional. 

 

Essas são algumas atitudes que podem fazer diferença na forma de pensar, agir e conquistar uma mente saudável. Afinal, assim como o corpo precisa de ajuda para estar saudável, a mente também precisa. 

 

Agora que você sabe o que pode contribuir para conquistar uma mente saudável, compartilhe esse post em suas redes sociais para que outras pessoas possam se cuidar também!

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade