Durante a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, que acontece de 14 a 21 de dezembro, são desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores.
A medula óssea é um líquido gelatinoso localizado no interior dos ossos. Ela é constituída de células que dão origem ao sangue, também conhecidas como células-tronco ou células-mãe, responsáveis pela produção dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
A doação de medula óssea é importante para o tratamento de pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico. Em alguns casos, o transplante é a única possibilidade de cura para o paciente.
Por isso, a importância das campanhas que incentivam a doação. O objetivo é aumentar o número de pessoas inscritas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), uma atividade coordenada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Para incentivar essa ação e proporcionar mais informações sobre o assunto, listamos 5 coisas que você deveria saber sobre a doação de medula óssea. Continue lendo esse conteúdo!
- A doação pode ser feita por dois tipos de pessoas
Assim como acontece nos transplantes de órgãos, é preciso que a medula do doador seja compatível com a do paciente. Caso contrário, será rejeitada. A compatibilidade é determinada por um conjunto de genes localizados no cromossomo 6, que devem ser iguais entre doador e receptor.
Dois tipos de pessoas podem fazer a doação: um doador cadastrado no REDOME ou um parente do paciente. O mais comum é que a procura comece entre os familiares. Não encontrando um familiar compatível para realizar o procedimento, recorre-se ao REDOME.
- Existem dois tipos de doação de medula óssea
Uma das possibilidades é a doação de medula óssea por meio de punções na região pélvica superior, no osso do quadril. O procedimento ocorre em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e dura cerca de 90 minutos, porém, requer internação de 24 horas.
A outra alternativa é a doação por uma tecnologia chamada aférese. O doador recebe uma medicação por cinco dias para estimular as células-tronco e, depois, as células são coletadas diretamente da corrente sanguínea. O procedimento leva entre três e quatro horas.
- O doador se recupera rapidamente
Na doação por punção, o procedimento é indolor por conta da anestesia. Pode ocorrer certo desconforto no quadril nos dias seguintes, mas ele tende a desaparecer logo. A maioria dos doadores consegue retornar às atividades habituais após uma semana.
Na doação por aférese, o doador pode sentir um desconforto durante o procedimento devido à punção da veia. O repouso é necessário apenas no dia da coleta e o doador pode retornar às atividades no dia seguinte à doação.
- É possível doar medula óssea mais de uma vez
As células se renovam, aproximadamente, a cada 30 dias e o organismo fica totalmente recuperado. Assim, é possível doar medula óssea mais de uma vez e não há um limite máximo de doação. Tudo vai depender da avaliação geral do doador no momento em que for necessária a nova coleta.
- A doação de medula óssea não tem relação com a paraplegia
Não há chances da doação de medula óssea causar paraplegia porque ela é totalmente diferente da medula espinhal.
A medula espinhal e o cérebro formam o sistema nervoso central e ela está localizada dentro da coluna vertebral, já a medula óssea preenche a cavidade interna de alguns grandes ossos. Portanto, não estão relacionadas.
Para se tornar um doador, é preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doenças infecciosas ou incapacitantes e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, além de impedimentos temporários em situações específicas.
Estando dentro destas condições, basta procurar um hemocentro que faça o cadastro no REDOME e agendar uma consulta de esclarecimento.
Agora que você já sabe mais sobre a doação de medula óssea, também pode se candidatar à doação ou mesmo ajudar a difundir as informações compartilhando esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais!