19/07/2021

As principais habilidades de um pediatra

Em 27 de julho é celebrado o Dia do Pediatra, profissional que estuda, trata e acompanha o ser humano desde a fase perinatal – a partir da 20ª. semana de gestação –, passando pelo nascimento até a adolescência.

Cabe ao pediatra, também, responder pelos cuidados relacionados à prevenção de doenças e orientação de seus pacientes na busca de práticas de uma vida saudável, que incluem alimentação adequada, atividade física, vacinações, enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais, entre outras.

Os pediatras têm, ainda, papel fundamental no suporte ao aleitamento materno,  na prevenção de acidentes, na prevenção aos sintomas da violência, assim como na defesa de políticas públicas com foco na população pediátrica.

Para desempenhar essas funções, algumas habilidades são essenciais. Você quer saber quais são? Continue acompanhando esse conteúdo que elas estão listadas a seguir.

  1. Formação

Depois de cursar Medicina, é preciso passar por um programa de três anos em Residência em Pediatria. Posteriormente, o profissional consegue a inscrição da especialidade junto ao registro do Conselho Regional de Medicina.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, existem quase 300 instituições brasileiras que oferecem a residência na área. Se o profissional se interessar por áreas específicas da pediatria, deve, depois disso, fazer estudos e treinamentos em serviços especializados.

2.      Trabalho em equipe

Nenhum médico realiza seu trabalho sozinho, portanto, ele deve saber lidar com outros colegas, tanto de sua própria equipe ou especialistas de outros segmentos relacionados, quanto com demais profissionais de saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros.

3.      Atenção ao paciente

O foco de atenção do pediatra não deve estar nos problemas de saúde, mas na própria criança ou adolescente que está acompanhando. Ele deve considerar seu histórico de saúde e estilo de vida, ouvir suas queixas e anseios, conversar com os pais e realizar um atendimento calmo para oferecer atenção integral. Assim é o chamado atendimento humanizado.

  1. Acolhimento e confiança

Por atender bebês, crianças e adolescentes, que nem sempre conseguem se expressar claramente, o pediatra deve realizar seu trabalho com vocação, dedicação, amor, respeito e empatia. Desta forma, conquista a confiança do paciente e consegue proporcionar um atendimento acolhedor.

  1. Acessibilidade

Os cuidados com a saúde dos bebês, crianças e adolescentes são inúmeros e representam muitos desafios e descobertas para as mães. Por isso, ter um pediatra acessível representa conforto e segurança. Poder localizar o profissional em uma emergência, ter acesso a suas orientações em situações de apreensão ou mesmo ter suas questões respondidas com atenção em consultas de rotina gera muita tranquilidade.

  1. Amor ao trabalho

A rotina dos médicos, em geral, é bastante corrida e, a cada jornada de trabalho, surgem novos desafios. Porém, quando o médico se dedica à profissão com amor, consegue ter flexibilidade para atender aos mais diversos casos, segurança e tranquilidade para transmitir orientações da forma correta e, ainda, disciplina para se manter atualizado com as constantes inovações.

  1. Inteligência emocional

Geralmente, os médicos que optam pela Pediatra gostam naturalmente de crianças. No dia a dia, eles entram em contato com casos leves e sem grandes sobressaltos, mas também com dores intensas, diagnósticos de doenças severas, além de casos de violência, maus tratos e até perda de pacientes. Por isso, a inteligência emocional é primordial para que eles não deixem a sensibilidade aflorar a ponto de interferir no profissionalismo.

Com essas habilidades, o pediatra está preparado para a sua função principal: cuidar das crianças e contribuir para que sejam construídas futuras gerações muito mais fortes e saudáveis.

Você conhece algum pediatra, trabalha na área ou pretende trabalhar? Deixe seu comentário aqui!

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade