As principais habilidades de um pediatra - Blog São Lucas Hospital

19/07/2021

As principais habilidades de um pediatra

Em 27 de julho é celebrado o Dia do Pediatra, profissional que estuda, trata e acompanha o ser humano desde a fase perinatal – a partir da 20ª. semana de gestação –, passando pelo nascimento até a adolescência.

Cabe ao pediatra, também, responder pelos cuidados relacionados à prevenção de doenças e orientação de seus pacientes na busca de práticas de uma vida saudável, que incluem alimentação adequada, atividade física, vacinações, enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais, entre outras.

Os pediatras têm, ainda, papel fundamental no suporte ao aleitamento materno,  na prevenção de acidentes, na prevenção aos sintomas da violência, assim como na defesa de políticas públicas com foco na população pediátrica.

Para desempenhar essas funções, algumas habilidades são essenciais. Você quer saber quais são? Continue acompanhando esse conteúdo que elas estão listadas a seguir.

  1. Formação

Depois de cursar Medicina, é preciso passar por um programa de três anos em Residência em Pediatria. Posteriormente, o profissional consegue a inscrição da especialidade junto ao registro do Conselho Regional de Medicina.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, existem quase 300 instituições brasileiras que oferecem a residência na área. Se o profissional se interessar por áreas específicas da pediatria, deve, depois disso, fazer estudos e treinamentos em serviços especializados.

2.      Trabalho em equipe

Nenhum médico realiza seu trabalho sozinho, portanto, ele deve saber lidar com outros colegas, tanto de sua própria equipe ou especialistas de outros segmentos relacionados, quanto com demais profissionais de saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, entre outros.

3.      Atenção ao paciente

O foco de atenção do pediatra não deve estar nos problemas de saúde, mas na própria criança ou adolescente que está acompanhando. Ele deve considerar seu histórico de saúde e estilo de vida, ouvir suas queixas e anseios, conversar com os pais e realizar um atendimento calmo para oferecer atenção integral. Assim é o chamado atendimento humanizado.

  1. Acolhimento e confiança

Por atender bebês, crianças e adolescentes, que nem sempre conseguem se expressar claramente, o pediatra deve realizar seu trabalho com vocação, dedicação, amor, respeito e empatia. Desta forma, conquista a confiança do paciente e consegue proporcionar um atendimento acolhedor.

  1. Acessibilidade

Os cuidados com a saúde dos bebês, crianças e adolescentes são inúmeros e representam muitos desafios e descobertas para as mães. Por isso, ter um pediatra acessível representa conforto e segurança. Poder localizar o profissional em uma emergência, ter acesso a suas orientações em situações de apreensão ou mesmo ter suas questões respondidas com atenção em consultas de rotina gera muita tranquilidade.

  1. Amor ao trabalho

A rotina dos médicos, em geral, é bastante corrida e, a cada jornada de trabalho, surgem novos desafios. Porém, quando o médico se dedica à profissão com amor, consegue ter flexibilidade para atender aos mais diversos casos, segurança e tranquilidade para transmitir orientações da forma correta e, ainda, disciplina para se manter atualizado com as constantes inovações.

  1. Inteligência emocional

Geralmente, os médicos que optam pela Pediatra gostam naturalmente de crianças. No dia a dia, eles entram em contato com casos leves e sem grandes sobressaltos, mas também com dores intensas, diagnósticos de doenças severas, além de casos de violência, maus tratos e até perda de pacientes. Por isso, a inteligência emocional é primordial para que eles não deixem a sensibilidade aflorar a ponto de interferir no profissionalismo.

Com essas habilidades, o pediatra está preparado para a sua função principal: cuidar das crianças e contribuir para que sejam construídas futuras gerações muito mais fortes e saudáveis.

Você conhece algum pediatra, trabalha na área ou pretende trabalhar? Deixe seu comentário aqui!

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

10 de janeiro

Grupo São Lucas transfere HERP para Hospital Ribeirania

Com novos modelos de negócios, especialidades serão atendidas no Ribeirania a partir de janeiro. Visando novas estratégias e modelos de negócios, o Grupo São Lucas irá transferir o Hospital Especializado de Ribeirão Preto (HERP), para o Hospital São Lucas Ribeirania. A partir do dia 2 de janeiro de 2024, atendimentos das especialidades como ortopedia, queimados, cirurgia plástica e microcirurgia reparadoras serão realizados no espaço que possui estrutura moderna, tecnologia de ponta, UTI com selo de eficiência, centro cirúrgico completo, pronto atendimento adulto e infantil, conforto e comodidade. A unificação dos espaços advém de novos projetos para 2024. Segundo o diretor-presidente do Grupo São Lucas de Ribeirão Preto, Leonardo Raul Morelli, as mudanças vêm de acordo com novos planejamentos do grupo para 2024. “Nos encontramos em um momento de novos modelos de negócios e com isso o Grupo São Lucas, junto com a Hospital Care, vem estudando e avaliando novos projetos para o local onde se encontra o HERP”, explica. Responsável pela diretoria técnica do Hospital São Lucas Ribeirania, o médico Dr. João Di Giacomo (CRM: 151.206 / RQE: 63736), afirma que o espaço está pronto e devidamente capacitado para oferecer atendimento às novas demandas, em colaboração com a equipe do Hospital Especializado. “O Hospital Ribeirania, um ambiente de alta complexidade, recebeu significativos investimentos nos últimos anos visando aprimorar ainda mais o serviço oferecido. Com uma ótima estrutura de hotelaria e adaptado para acolher os pacientes do HERP, o hospital mantém sua excelência no cuidado médico e assistencial”, enfatiza. O Diretor do HERP, o médico Dr. Salomão Chade Assan Zatiti (CRM: 64606), garante que toda equipe estará preparada para dar continuidade nos atendimentos. “Estaremos em um local com uma estrutura idealizada para conforto do paciente e excelência no tratamento, nossa equipe está 100% alinhada para receber e atender todos os pacientes que darão continuidade nos tratamentos antes realizados no Hospital Especializado”, conclui.

10 de janeiro

Hospital São Lucas inaugura primeiro centro ecumênico na região

Hospital São Lucas inaugura primeiro centro ecumênico na região Espaço dentro do hospital é o primeiro a celebrar e acolher a diversidade religiosa O Hospital São Lucas inaugurou na última semana de dezembro de 2023, o primeiro centro ecumênico de Ribeirão Preto e região. O espaço, localizado no primeiro andar do hospital, acolhe e celebra a diversidade religiosa e contou com a presença de um padre católico, um pastor evangélico e  um Diretor Religioso da Sociedade Israelita de Ribeirão Preto representante dos judeus na região, para a inauguração. A diretoria de operações Juliana Brandão explica que o propósito do espaço é acolher pacientes e acompanhantes independente de sua religião, podendo realizar suas orações, preces e intenções sem simbologias. “Essa cerimônia é a celebração de um projeto com um culto ecumênico de 3 religiões juntas que representam todas as outras que não puderam estar aqui para uma benção de final de ano e início do próximo. O São Lucas é um hospital de média e alta complexidade, então a ideia é que nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores tenham um espaço de reflexão, de pedido de ajuda, de acolhimento proporcionado independente da religião que seja”, explica. O espaço inaugurado é o início de uma ampliação do hospital ao atendimento e prestação de serviço respeitando a diversidade religiosa. Em 2024, o São Lucas terá Casher, alimentação judaica, para pacientes.

10 de janeiro

Grupo São Lucas apresenta nova diretoria ao corpo clínico

Encontro também apresentou um balanço dos investimentos em 2023. No último mês do ano, o Grupo São Lucas realizou encontro com o corpo clínico para a apresentação do novo diretor técnico, Dr. Marcelo Puga (CRM-SP 120.439) e novo diretor clínico, Dr. João Bavaresco (CRM-SP 63788), além de estreitar relações entre a administração dos hospitais São Lucas e Ribeirania com a equipe médica. O evento apresentou um balanço das aquisições e investimentos em equipamentos em 2023, que se aproximou de R$ 6 milhões, além de adiantar o planejamento para 2024. Para o diretor técnico, Dr. Marcelo Puga, o encontro expôs as prioridades de toda diretoria. “Prestamos um serviço para um nicho de pessoas que estão extremamente fragilizadas pelo momento de patologia que estão vivendo e, com isso, a exigência é maior. Isso requer um processo de empatia, de se colocar no lugar do outro. Eu acredito que isso é construído diariamente e faz parte do processo do cuidado que estamos nos dispondo a prestar”, comenta. O diretor clínico Dr. João Bavaresco reconhece o esforço dos profissionais e equipe técnica para que o hospital continue sendo referência nos processos de atendimento. “O ponto fundamental dentro de uma instituição que lida com pessoas é ter o contato humano de forma humana. Quando conseguimos trazer uma experiência para o paciente que seja adequada e que ele passe a indicar o São Lucas, expandimos a credibilidade do hospital, reafirmando-o como referência”, finaliza. Sobre o Grupo São Lucas - O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania, Maternidade Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.

20 de novembro

Saúde do homem: novas técnicas auxiliam no tratamento e diagnóstico de doenças relacionadas à próstata

Rezum e Greenlight, técnicas inovadoras para tratar próstata aumentada, já estão sendo aplicadas no Hospital São Lucas de Ribeirão Preto com ótimos resultados  Em época em que a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem está em evidência, o Hospital São Lucas de Ribeirão Preto alerta para novas técnicas que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos homens que têm HPB – Hiperplasia Prostática Benigna, conhecida como próstata aumentada. Consolidada nos Estados Unidos, uma delas é a técnica Rezum, aprovada recentemente pela Anvisa e que chegou há três meses no Brasil, sendo o Hospital São Lucas o primeiro a aplicá-la em Ribeirão Preto e o segundo no País. Moderna e inovadora, a técnica consiste na aplicação do vapor de água na próstata aumentada. O procedimento é feito com o paciente sedado e via transuretral, com material descartável comandado por um gerador digitalizado e uma câmera que mede milimetricamente a próstata para aplicação de 4 a 6 injeções, cada uma com 9 segundos de duração. Com a difusão tecidual, ocorre a denaturação das células do tecido hiperplásico, causando apoptose, que é a absorção dessa célula pelo próprio corpo. Os destaques da técnica são o procedimento minimamente invasivo e tempo de recuperação rápido. Para o urologista e Proctor do Grupo São Lucas, Dr. Tiago Bovo (CRM: 94246/RQE: 58 781), o grande diferencial está na durabilidade da cirurgia, que leva de 5 a 10 minutos, e na evolução tranquila do pós-operatório. Além disso, destaca a indicação para pacientes que não querem perder a condição de ejacular, como normalmente acontecia com os procedimentos anteriores de “raspagem da próstata” – padrão cirúrgico utilizado até há pouco tempo por vários cirurgiões. “Casos de próstata aumentada ocorrem em 85% dos homens depois dos 45 anos de idade, e seu maior público para o procedimento são as próstatas de 30 a 90g em pacientes jovens que não querem perder a função ejaculatória. Anteriormente, principalmente na técnica de raspagem da próstata, o paciente perdia a ejaculação, não ocorrendo mais a saída do esperma após ato sexual. O Rezum é um dos únicos tratamentos minimamente evasivos que evitam em 100% essa ocorrência depois do procedimento, aliviando o paciente dos sintomas obstrutivos em geral que são dificuldade de urinar, jato fino, aumento da frequência miccional a noite, jato entrecortado, que começa e recomeça várias vezes, ou gotejamento pós-miccional”, explica. Uma técnica para cada quadro clínico Além da nova técnica, o especialista é um dos autores do trabalho científico com o maior número de cirurgias mundiais na tecnologia GreenLight, ou Laser Verde, também indicada para o tratamento de próstata aumentada. O trabalho, que tem mais de 3.000 casos contabilizados, teve a contribuição do urologista em mais de 360 procedimentos. Presente no país há nove anos, mais de 700 casos foram operados pelo cirurgião no Hospital São Lucas. O Laser atinge o tecido da próstata e o transforma de estado sólido para vapor, coagulando pequenos vasos. Por ser um tecido extremamente vascularizado, a cirurgia a laser tem a vantagem de vaporizar e fazer a hemostasia ao mesmo tempo. O procedimento também é realizado com sedação e tem internação de até um dia podendo ter alta no mesmo dia em casos selecionados. A recuperação do paciente leva em torno de 7 a 10 dias. “A maior vantagem da técnica é a possibilidade de aplicação em pacientes que utilizam anticoagulantes, situação farmacológica cada vez mais comum na sociedade em virtude do envelhecimento progressivo populacional. Um paciente idoso que usa anticoagulante que não pode ser descontinuado por uma condição clínica cardíaca ou neurológica pode-se beneficiar dessa técnica de GreenLight com muita segurança”, conclui.

16 de novembro

Médico Pediatra: Cuidados infantis especializados no Hospital São Lucas Ribeirania

Se você é pai ou responsável por uma criança, sabe o quão precioso é o cuidado da saúde infantil. Quando se trata dos pequenos, a atenção especializada faz toda a diferença. É por isso que o São Lucas Hospital Ribeirania se orgulha de oferecer serviços de pediatria de qualidade, colocando o bem-estar das crianças em primeiro lugar. Infraestrutura pediátrica No São Lucas Hospital Ribeirania, investimos em uma ótima infraestrutura pediátrica. Nossas instalações são projetadas para criar um ambiente acolhedor e seguro para as crianças. Sabemos que a visita ao médico pode ser assustadora para os pequenos, e nosso objetivo é tornar essa experiência o mais confortável possível. Atendimento de pediatria 24 horas: Cuidando de seus filhos a qualquer hora do dia No São Lucas Hospital Ribeirania, compreendemos que as necessidades de saúde das crianças não têm horário, e é por isso que oferecemos um serviço de atendimento de pediatria 24 horas. Nossa prioridade é garantir que os pais tenham acesso a cuidados médicos especializados para seus filhos a qualquer momento, seja durante o dia, à noite ou nos finais de semana. Equipe de pediatria experiente e de alta resolutividade Nossa equipe de pediatras é composta por profissionais qualificados e experientes, dedicados ao cuidado de crianças de todas as idades. Eles têm um profundo conhecimento das complexidades da saúde infantil e estão preparados para lidar com uma ampla gama de condições médicas, desde doenças comuns até casos mais complexos. Nossa abordagem é centrada na criança, e cada membro de nossa equipe está comprometido em proporcionar o melhor atendimento possível, garantindo o conforto e a segurança das crianças. Além disso, nossa equipe de pediatras é muito responsável, o que significa que eles têm a capacidade de tomar decisões rápidas e eficazes para o diagnóstico e tratamento de seus filhos. Tratamentos abrangentes para crianças No São Lucas Hospital Ribeirania, acreditamos que cada criança merece cuidados de saúde excepcionais, e é por isso que oferecemos uma gama completa de serviços de pediatria. Entendemos que as necessidades de saúde das crianças podem variar amplamente, desde cuidados preventivos até tratamentos especializados. Estamos aqui para cuidar de seus filhos em todas as fases do crescimento. Consultas pediátricas de rotina As consultas pediátricas regulares são fundamentais para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável de uma criança. Nossos médicos pediatras estão disponíveis para realizar exames físicos abrangentes, fornecer orientações sobre nutrição e estilo de vida, além de responder a todas as perguntas dos pais. Promovemos a importância das consultas de rotina, pois elas ajudam a identificar precocemente qualquer preocupação de saúde e permitem intervenções preventivas. Protegendo a Saúde das Crianças: Vacinações Essenciais No São Lucas Hospital Ribeirania, nossa prioridade é garantir a saúde e o bem-estar das crianças. Uma das maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo é por meio da vacinação. Oferecemos um calendário completo de vacinação infantil, seguindo rigorosamente as diretrizes nacionais e internacionais. A imunização adequada desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças graves e na promoção de uma infância saudável. Conheça as vacinas que toda criança deve tomar: Hepatite B: Esta vacina é administrada em três doses, começando no primeiro dia de vida (12 horas após o nascimento), seguida de doses com um mês de intervalo e, por fim, seis meses após a primeira dose. BCG: A vacina BCG, essencial para proteger contra a tuberculose grave, é aplicada no braço direito durante o primeiro mês de vida. DTP (Difteria, Tétano, Coqueluche e outras doenças): Também conhecida como "penta", esta vacina abrange cinco doenças importantes. Deve ser administrada em três doses aos 2º, 4º e 6º meses de vida, com reforços no 15º mês e aos 4 anos de idade. VIP e VOP (Poliomielite): Essas vacinas protegem contra a poliomielite e paralisia infantil. As três primeiras doses são injetáveis, enquanto as doses de reforço são administradas em forma de gotas. Rotavírus: A vacina do rotavírus é tomada em duas doses, no 2º e 4º mês de vida, combatendo infecções gastrointestinais graves. Pneumocócica 10-Valente: Protege contra dez tipos de bactérias pneumocócicas e é administrada em duas doses no 2º e 4º mês de vida, com uma dose de reforço no primeiro ano. Febre Amarela: A vacina contra a febre amarela deve ser tomada aos nove meses de idade em dose única, com dose de reforço apenas em áreas de risco. Meningocócica C: Protege contra a meningite C e é administrada em duas doses no 3º e 5º mês de vida, com reforço no 1º ano. Pneumocócica 10-Valente: Protege contra dez tipos de bactérias pneumocócicas e é administrada em duas doses no 2º e 4º mês de vida, com uma dose de reforço no primeiro ano. Tríplice Viral (Caxumba, Rubéola e Sarampo): Duas doses desta vacina são administradas aos 12º e 15º meses de vida, com reforços aos 4 e 6 anos de idade. Tetra Viral: Disponível apenas na rede privada, esta vacina inclui a varicela (catapora) e é administrada como reforço da Tríplice Viral. Hepatite A: Uma vacinação em dose única recomendada para crianças de 15 a 23 meses. HPV: Indicada para crianças, a vacinação ocorre para meninas aos 9 e 14 anos de idade e para meninos aos 12 e 13 anos. O objetivo é proteger contra o Vírus do Papiloma Humano e reduzir o risco de câncer no colo do útero. Influenza (Gripe): A vacina contra a gripe deve ser administrada uma vez ao ano a partir dos 6 meses até os 5 anos de idade. No São Lucas Hospital Ribeirania, estamos comprometidos em garantir que seu filho receba todas as vacinas necessárias para uma infância saudável. Nossa equipe de profissionais médicos e enfermeiros está pronta para apoiá-lo em cada etapa do processo de vacinação, fornecendo informações, tranquilidade e cuidados de qualidade. Acreditamos que a prevenção é a chave para proteger a saúde de seus filhos e estamos aqui para ajudar a construir um futuro mais saudável para eles. Tratamento de doenças infantis No São Lucas Hospital Ribeirania, reconhecemos que, infelizmente, as crianças podem enfrentar uma variedade de doenças ao longo de suas vidas. Nosso compromisso inabalável é proporcionar cuidados abrangentes e especializados, garantindo que todas as crianças recebam o tratamento necessário, independentemente da condição de saúde que enfrentem. Um espectro de cuidados Nossa equipe médica está totalmente preparada para diagnosticar e tratar uma ampla gama de condições pediátricas. Isso inclui desde infecções comuns e alergias até doenças crônicas e problemas de saúde mais complexos. Estamos cientes de que cada criança é única e pode enfrentar desafios de saúde distintos. É por isso que nossa abordagem é personalizada, adaptada às necessidades individuais de cada paciente. Prevenção e Conscientização Além de oferecer tratamento de alta qualidade, também acreditamos na importância da prevenção e da conscientização. Por isso, estamos empenhados em educar os pais e responsáveis sobre medidas preventivas, hábitos saudáveis e sinais de alerta. Queremos ajudar a comunidade a entender a importância da saúde infantil e a tomar medidas proativas para manter seus filhos saudáveis. Doenças comuns da infância e prevenção É natural que crianças enfrentem algumas doenças comuns durante seu crescimento. Aqui estão algumas das doenças infantis mais comuns e como você pode ajudar a preveni-las: Catapora (Varicela): A vacinação é a melhor maneira de prevenir a catapora. Mantenha a carteira de vacinação em dia. Alergias: Evite alimentos alergênicos conhecidos e mantenha um ambiente livre de alérgenos em casa. Infecções no Ouvido e na Garganta: Evite a exposição a fatores que podem causar infecções, como excesso de umidade ou contato com pessoas doentes. Viroses: Mantenha uma alimentação saudável, boa hidratação e higiene pessoal adequada. Caxumba: Garanta que seu filho receba as doses recomendadas da vacina. Tratamentos especializados No Hospital São Lucas Ribeirania, reconhecemos a importância de fornecer tratamentos pediátricos especializados para crianças que enfrentam condições de saúde crônicas. Entendemos que condições como asma e diabetes infantil podem ser desafiadoras, tanto para as crianças quanto para suas famílias. Nossa equipe médica está dedicada a oferecer cuidados abrangentes e personalizados para garantir a saúde e o bem-estar dessas crianças. Asthma (Asma) A asma é uma condição crônica que afeta as vias respiratórias das crianças, tornando-as mais sensíveis a irritantes e desencadeadores, como pólen, poeira ou poluição. Nossos especialistas em pediatria estão treinados para diagnosticar e tratar a asma em crianças de todas as idades. Nosso tratamento inclui: Avaliação Precisa: Realizamos uma avaliação minuciosa para determinar a gravidade da asma de cada criança. Plano de Gerenciamento: Desenvolvemos planos de gerenciamento personalizados que incluem medicamentos apropriados, estratégias de prevenção e ação em caso de crises. Educação e Treinamento: Fornecemos educação às crianças e suas famílias sobre a asma, incluindo a maneira correta de usar os dispositivos inaladores. Acompanhamento Regular: Realizamos consultas de acompanhamento para monitorar a saúde pulmonar e ajustar o tratamento conforme necessário. Diabetes Infantil A diabetes infantil, ou diabetes tipo 1, é uma condição em que o corpo da criança não produz insulina suficiente, um hormônio necessário para controlar os níveis de açúcar no sangue. Nossos especialistas em pediatria estão qualificados para cuidar de crianças com diabetes infantil. Nossos cuidados incluem: Monitoramento Contínuo: Auxiliamos as crianças e suas famílias no monitoramento regular dos níveis de glicose no sangue. Terapia com Insulina: Desenvolvemos planos de terapia com insulina adaptados às necessidades de cada criança. Educação Nutricional: Fornecemos orientações nutricionais para ajudar a manter níveis saudáveis de glicose no sangue. Suporte Emocional: Reconhecemos que viver com diabetes pode ser emocionalmente desafiador, e estamos aqui para oferecer apoio e recursos. Outras Condições Crônicas Além da asma e do diabetes, nossa equipe está equipada para lidar com uma variedade de outras condições crônicas, como distúrbios gastrointestinais, epilepsia e alergias graves. Entendemos que cada criança é única e que essas condições podem afetar suas vidas de maneiras diferentes. Nosso compromisso é oferecer tratamentos abrangentes, alívio dos sintomas e melhor qualidade de vida. Conheça nossos especialistas em pediatria Nossos médicos pediatras são especialistas qualificados e experientes em cuidados infantis. Eles entendem as necessidades únicas das crianças e estão dedicados a fornecer o melhor atendimento possível. Com sua competência e empatia, nossos especialistas em pediatria estão prontos para cuidar dos pequenos pacientes com carinho e profissionalismo. Consulta com Especialistas Pediátricos Além do acompanhamento de condições crônicas, também oferecemos acesso a especialistas pediátricos em diversas áreas da medicina. Esses especialistas têm conhecimento avançado e experiência em cuidar de crianças e adolescentes. Algumas das áreas de especialização incluem: Cardiologia Pediátrica: Para crianças com problemas cardíacos, nossos cardiologistas pediátricos realizam avaliações detalhadas, testes diagnósticos e oferecem tratamentos adequados para garantir a saúde do coração. Gastroenterologia Pediátrica: Caso seu filho enfrente problemas gastrointestinais, como doenças do trato digestivo, nossos gastroenterologistas pediátricos estão prontos para oferecer diagnóstico e tratamento especializado. Neurologia Pediátrica: Para questões neurológicas, como convulsões, dores de cabeça ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, nossos neurologistas pediátricos oferecem avaliações precisas e planos de tratamento adaptados às necessidades individuais de cada criança. Tratamento Abrangente para Todas as Necessidades Nossa abordagem é centrada na criança, o que significa que levamos em consideração não apenas a condição médica, mas também o bem-estar emocional e psicológico de cada criança. Sabemos que enfrentar uma condição de saúde pode ser desafiador, tanto para a criança quanto para a família, e estamos aqui para oferecer suporte durante toda a jornada. A credibilidade do Hospital São Lucas Nosso compromisso com cuidados infantis se reflete em nossa reputação na comunidade. O São Lucas Hospital Ribeirania é reconhecido na área de pediatria hospitalar em Sorocaba. Pais e responsáveis confiam em nós para o cuidado de seus filhos, e estamos determinados a manter essa confiança. Promovendo a saúde infantil na região Além de oferecer serviços de pediatria excepcionais, também nos esforçamos para promover a saúde infantil na região. Estamos comprometidos em fornecer informações e recursos valiosos para os pais e responsáveis, ajudando a garantir que todas as crianças cresçam saudáveis e felizes. Agende uma consulta pediátrica Se você procura cuidados especializados para seu filho, não hesite em entrar em contato conosco. Nossos médicos pediatras estão prontos para ajudar. Agende uma consulta e confie o cuidado da saúde de seus filhos aos especialistas do São Lucas Hospital Ribeirania. Quando se trata de saúde infantil, escolha o melhor. Escolha o São Lucas Hospital Ribeirania. Estamos aqui para você e suas crianças, proporcionando cuidados de alta qualidade que você pode confiar. Sua família merece o melhor, e nós estamos aqui para oferecer isso.

26 de setembro

Dia Mundial da Alfabetização: como o TDAH pode afetar o aprendizado

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), mais de 5% das crianças têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no país No dia 8 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização. A data traz discussões a respeito de como melhorarmos a qualidade de alfabetização e o número de alfabetizados no Brasil. Entre os vários desafios já conhecidos, tem ganho destaque diagnósticos de transtornos neurobiológicos, como o TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). O neurologista do Grupo São Lucas, Dr. Guilherme Chaparim, explica que crianças diagnosticadas com o transtorno podem ter mais dificuldade no aprendizado, mesmo não sendo uma condição classificada como Transtorno de Aprendizagem. Os sintomas do TDAH são divididos em dois grupos: desatenção e hiperatividade / impulsividade. O primeiro grupo costuma apresentar comportamentos como não prestar atenção a detalhes, cometer erros por descuido, perder objetos frequentemente, desviar facilmente a atenção, parecer não escutar quando alguém está falando, não conseguir manter a atenção mesmo em atividades lúdicas e ser facilmente distraído por estímulos externos, como barulhos. Já no segundo, a criança com hiperatividade pode levantar-se da cadeira em momentos indevidos, ficar se mexendo no assento, balançar as mãos e os pés, ter dificuldade em realizar atividades de lazer que sejam calmas, falar demais, ter dificuldade em esperar a sua vez de falar interrompendo os outros e colocar-se em situações com risco de se machucar frequentemente. “A dificuldade em manter-se focada prejudica a absorção de informações necessárias para a alfabetização. A criança com TDAH também pode ter dificuldade em processar mentalmente as informações, o que atrapalha a retenção do conhecimento. É muito comum num dia ‘bom’ a criança conseguir desempenhar-se bem nas atividades, e no seguinte, parecer ter se esquecido de tudo”, complementa o neurologista. União entre escola e pais atentos é essencial para o diagnóstico precoce, assim como ter um preparo profissional para facilitar a aprendizagem de crianças diagnosticadas. Entre os destaques, está: preparar um ambiente com menos distrações; ter uma atitude positiva quanto ao aluno; preferir formas ativas de aprendizagem; usar estratégias para recuperar a atenção do aluno quando ele se distrai, entre outras. “É muito importante que o aluno receba feedback positivo ao realizar adequadamente as tarefas, mas também é importante parabenizar o aluno pelo esforço, mesmo que cometa erros. É preciso ter em mente que o aluno com TDAH pode precisar de mais tempo para realizar a mesma tarefa que seus pares”, explica o Dr. Guilherme. O diagnóstico pode ser realizado por neurologistas e psiquiatras, tendo o enfoque de evitar a descoberta do transtorno tardiamente. O Dr. explica que nos casos em que predominam os sintomas de desatenção, o diagnóstico costuma ser mais tardio, muitas vezes apenas na idade adulta. “Crianças com QI elevado, bastante suporte familiar ou escolar não apresentam prejuízo no aprendizado e o diagnóstico de TDAH não é considerado, ficando mais evidente apenas na idade adulta, quando surgem demandas mais complexas. A conscientização sobre o TDAH cresceu muito nos últimos anos e esta é a chave para o diagnóstico precoce. Os pais e a escola devem estar atentos aos sinais de TDAH, e assim que houver a suspeita, procurar um especialista”, conclui.

26 de setembro

Dia do Alzheimer: novos medicamentos podem mudar tratamento da doença

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas são diagnosticadas com o transtorno neurodegenerativo, que não vê avanços no tratamento medicamentoso há 20 anos. O dia 21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge cerca de 1,2 milhões de brasileiros. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas. Estimativas da Alzheimer’s Disease International mostram que os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030. Cenário preocupante que revela a caracterização de uma futura crise global de saúde a ser enfrentada. Segundo o geriatra do Grupo São Lucas, Dr. Wilson Picco (CRM 169422), a doença representa 80% das causas de síndromes demenciais, e ocorre devido ao acúmulo da proteína beta-amiloide em regiões que acabam causando a morte de neurônios, resultando nas alterações de memória. A doença, que atinge predominantemente pessoas acima dos 65 anos e tem diagnóstico clínico, pode ser classificada de diversas formas. Entre as mais comuns, estão a escala de FAST, que divide os estágios de 1 a 7 e a CDR (Clinical Dementia Rating) que atribui notas e a nomeação dos estágios como leve (grau 1), moderado (grau 2) e grave (grau 3). “Inicialmente o paciente tem algumas dificuldades de realizar tarefas que ele fazia antes. Por exemplo, na hora de dirigir ele pode se perder, começa a esquecer o fogo ligado, esquece de tomar as medicações. O estágio moderado está muito mais relacionado a alterações comportamentais. Nesse momento, a parte cognitiva já fica mais comprometida, a pessoa já pode ter quadros de agitação e agressividade. O terceiro é a fase avançada, que o paciente começa a ter dependência para as necessidades básicas como alimentação, banho, troca, onde tende a ficar um pouco mais acamado”, explica o médico. O tratamento medicamentoso é voltado para a área comportamental do paciente, e segue sem atualizações há 20 anos. Com isso, a atuação da equipe multiprofissional tem grande importância para trazer melhora na qualidade de vida. Manejo verbal, manutenção de exercícios para manter o paciente móvel, estímulos cognitivos e associações que ele possa fazer para auxiliar na falta da memória são alguns exemplos de atividades necessárias. Novas medicações Nos Estados Unidos, a agência regulatória do país FDA (Food and Drug Administration), aprovou em 2021 e 2023 medicações que alegam retardar a evolução da doença. As drogas donanemabe e lecanemabe mostraram nos testes iniciais o potencial de revolucionar o tratamento. Apesar disso, o médico alerta que os resultados são positivos apenas na fase inicial. “As drogas novas citadas são anticorpos monoclonais, esses anticorpos visam limpar o acúmulo de placas dessa proteína que causa a degradação cerebral. Nos estudos iniciais, as medicações demonstraram retardar a evolução da doença. Porém, os estudos foram realizados na fase inicial do Alzheimer, então mesmo naqueles pacientes que tem a doença estabelecida em um quadro moderado ou avançado, ainda vamos ficar sem nenhum tratamento específico. Mais uma vez reforçando a importância do diagnóstico precoce, porque assim que tivermos a possibilidade dessas medicações no Brasil, nós temos um potencial e uma medicação completamente nova que pode mudar o rumo de tratamento da doença de Alzheimer”, comenta. No Brasil, não há previsão da chegada dos novos medicamentos, e com isso o tratamento segue com os anticolinesterásicos, sendo os exemplos mais comuns a Donepezila, Rivastigmina e Galantamina, atuantes na fase inicial e moderada para controle de comportamento, e a memantina para a fase moderada e avançada. Com isso, é importante que exista um acompanhamento geriátrico regular, para realização dos exames clínicos que podem trazer o diagnóstico precoce e estabelecer um tratamento onde a prioridade é o bem-estar do paciente. “Idealmente o seguimento geriátrico pode se iniciar após os 40 anos e deve seguir uma periodicidade anual em pessoas sem comorbidades importantes, e semestral em pacientes com comorbidades importantes, mesmo sem a doença de Alzheimer. No caso especificamente da doenca de Alzheimer, as consultas de rotina visam fazer essa triagem e a detecção mais precoce possível da doença. Depois de triado, é importante estabelecer um vínculo com a família para acolhimento dessa situação e para orientações em cada uma das fases, que tem manejos diferentes. Devemos reforçar sempre o direcionamento para o segmento multiprofissional. Essas dicas com certeza serão decisivas para a qualidade de vida”, conclui o geriatra.

26 de setembro

Inédito no interior do Brasil, novo tratamento para aumento benigno de próstata será realizado em Ribeirão Preto

Denominada de Rezum, técnica é minimamente invasiva, sem necessidade de internação e com sedação leve. Doença atinge 85% dos homens após 40 anos O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto realiza em setembro os primeiros procedimentos com Rezum. A técnica é inédita no interior do Brasil para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata, doença que é popularmente conhecida como aumento da próstata e atinge 85% dos homens após os 40 anos de idade, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O novo tratamento traz várias vantagens: é minimamente invasivo, tem eficácia comprovada, preserva a função sexual (ejaculação), é feito com sedação leve e proporciona rápida recuperação. O método, que já existe há aproximadamente cinco anos nos EUA, chegou ao Brasil em julho deste ano em um hospital particular da capital paulista e agora está disponível no interior, de forma pioneira, em Ribeirão Preto. Dr. Tiago Bovo, urologista e coordenador do serviço de Cirurgia Robótica do Hospital São Lucas, explica que o problema deve ser tratado o quanto antes já à medida que a próstata cresce, ela pode comprimir a uretra, causando sintomas desconfortáveis na hora de urinar e, em alguns casos, sérias complicações como perda funcional do músculo da bexiga e até do rim, em situações extremas. “Atualmente existem vários medicamentos e cirurgias para tratar esta doença, mas que podem provocar algumas sequelas ruins, entre elas a perda de ejaculação. O Rezum é uma terapia minimamente invasiva que envolve a inserção de uma sonda na uretra do paciente e aplicação de um vapor diretamente no tecido prostático afetado, com chance praticamente zero de perda da ejaculação, sem riscos de sangramento ou necessidade de internação”, completa o médico que é um dos poucos do país a ter certificação para realizar o procedimento. Ele ainda pontua que Rezum é opção para quem que não quer passar pelas cirurgias tradicionais e é uma alternativa também para quem não se adaptou às medicações. “A técnica proporciona um menor tempo de recuperação, tem menor risco de complicações em comparação com as cirurgias tradicionais, pode ser realizada em regime ambulatorial e ainda traz menor desconforto pós-operatório. E o melhor: com resultados de eficácia comprovada, como o alívio dos sintomas urinários, redução do tamanho da próstata, melhora do fluxo urinário e redução da necessidade de medicamentos”, conclui.

28 de agosto

Traumatologista: Conheça a especialidade médica no Grupo São Lucas

No cenário da saúde, existem diversas especialidades médicas que se dedicam ao diagnóstico, tratamento e prevenção de diferentes condições e doenças. Uma das áreas fundamentais nesse contexto é a traumatologia, especialidade médica que se concentra no cuidado e tratamento de lesões ósseas, fraturas, luxações, traumatismos esportivos e lesões musculares. Para atender às necessidades dos pacientes que requerem cuidados especializados em traumatologia, o São Lucas Hospital é uma referência com seu Centro de Trauma, contando com uma equipe de profissionais experientes e preparados para lidar com emergências e lesões graves. Além disso, quando falamos sobre cirurgia ortopédica, três hospitais se destacam no cuidado aos pacientes. O Centro de Trauma, como mencionado, está presente no São Lucas Hospital. Já para cirurgias ortopédicas eletivas, você pode encontrar serviços de qualidade tanto no São Lucas Hospital Especializado como no São Lucas Hospital Ribeirânia. Ambos contam com equipes de ortopedistas experientes, equipamentos de ponta e uma abordagem multidisciplinar para garantir a melhor assistência aos pacientes. No Grupo São Lucas , temos uma equipe especializada de traumatologistas prontos para oferecer cuidados de alta qualidade a todos os pacientes. Neste artigo, vamos explorar em detalhes a importância dessa especialidade médica e como ela pode ajudar a promover a recuperação e a qualidade de vida. O que é a traumatologia? A traumatologia é uma especialidade médica dedicada ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões causadas por traumas físicos, sejam eles decorrentes de acidentes, quedas, lesões esportivas, agressões ou outros eventos traumáticos. Essa área da medicina se concentra principalmente nos ossos, articulações, músculos, tendões, ligamentos e nervos do corpo humano. O termo "traumatologia" deriva da palavra grega "trauma", que significa "lesão" ou "ferida". Os traumatologistas são médicos especializados em lidar com uma ampla gama de lesões traumáticas, desde fraturas ósseas simples até lesões complexas que afetam várias estruturas do corpo. Eles possuem conhecimento avançado em anatomia, fisiologia, biomecânica e técnicas cirúrgicas para tratar essas condições. O campo da traumatologia abrange diversas áreas, como a traumatologia ortopédica, que se concentra nas lesões dos ossos e articulações; a traumatologia esportiva, voltada para lesões decorrentes de atividades esportivas; a traumatologia do trauma músculo-esquelético, que aborda lesões de tecidos moles, como músculos e ligamentos; e a traumatologia de emergência, que lida com lesões graves que requerem atenção imediata e intervenção cirúrgica. O principal objetivo da traumatologia é restaurar a função normal do sistema musculoesquelético e ajudar os pacientes a recuperarem-se completamente após uma lesão traumática. Os traumatologistas utilizam uma variedade de abordagens terapêuticas, incluindo tratamento conservador, fisioterapia, medicamentos, técnicas de imobilização e, quando necessário, cirurgia. Além do tratamento, os traumatologistas desempenham um papel fundamental na prevenção de lesões traumáticas. Eles fornecem orientações sobre medidas de segurança e aconselham pacientes sobre atividades e comportamentos que podem aumentar o risco de lesões. Também trabalham em conjunto com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, radiologistas e cirurgiões, para garantir uma abordagem abrangente e eficaz no cuidado aos pacientes traumatizados. Em resumo, a traumatologia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões traumáticas do sistema musculoesquelético. Os traumatologistas desempenham um papel vital na recuperação dos pacientes, ajudando-os a retornar à sua funcionalidade normal e melhorando sua qualidade de vida após uma lesão. No Grupo São Lucas, contamos com uma equipe de traumatologistas preparada. Eles possuem conhecimento aprofundado sobre o sistema musculoesquelético e estão prontos para lidar com uma ampla variedade de condições e lesões, desde fraturas simples até casos mais complexos de traumatismo esportivo. Especialistas em traumatologia no Grupo São Lucas Com a crescente demanda por serviços de traumatologia, o Grupo São Lucas se destaca pela qualidade de sua equipe de especialistas nessa área. Nossos traumatologistas possuem vasta experiência no diagnóstico, tratamento e reabilitação de lesões traumáticas. O comprometimento dos nossos especialistas em sempre buscar a melhor forma de atender nossos pacientes é evidente em todas as etapas do processo de tratamento. Desde a primeira consulta, eles dedicam tempo para ouvir as preocupações e os sintomas relatados pelos pacientes, conduzindo uma avaliação detalhada para estabelecer um diagnóstico preciso. Além disso, nossos traumatologistas estão sempre atualizados com os avanços mais recentes na área da traumatologia. Eles participam regularmente de conferências, cursos e workshops, a fim de aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Essa busca constante pelo aprendizado garante que nossos especialistas estejam em sintonia com as melhores práticas e tecnologias disponíveis, garantindo assim os melhores resultados para os pacientes. No Grupo São Lucas, a abordagem multidisciplinar é valorizada. Nossos traumatologistas colaboram estreitamente com outros profissionais de saúde, como cirurgiões ortopédicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, para proporcionar um tratamento abrangente e integrado. Essa colaboração resulta em planos de tratamento personalizados, adaptados às necessidades individuais de cada paciente, e contribui para uma recuperação mais rápida e eficaz. Além disso, o Grupo São Lucas investe constantemente em tecnologia e infraestrutura moderna para oferecer um ambiente seguro e propício à recuperação dos pacientes. Contamos com equipamentos para realizar diagnósticos precisos e intervenções cirúrgicas avançadas, quando necessário. A segurança e o bem-estar dos pacientes são prioridades em nosso hospital. Nossos traumatologistas seguem rigorosamente protocolos de segurança e adotam medidas preventivas para reduzir o risco de complicações. Eles estão sempre disponíveis para responder a perguntas e fornecer orientações aos pacientes, garantindo que eles se sintam informados e confiantes em relação ao seu tratamento. No Grupo São Lucas, nos orgulhamos de nossa equipe de traumatologistas renomados, cuja excelência profissional e compromisso com o atendimento de qualidade têm beneficiado inúmeros pacientes. Se você está enfrentando uma lesão traumática ou conhece alguém que precisa de cuidados especializados nessa área, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos prontos para oferecer o melhor tratamento e apoio durante todo o processo de recuperação. A importância da atuação do traumatologista A atuação do traumatologista é de extrema importância, pois esses profissionais desempenham um papel fundamental na recuperação e reabilitação dos pacientes que sofreram lesões ósseas, fraturas, luxações e traumatismos esportivos. Ao buscar a ajuda de um traumatologista, os pacientes têm acesso a um diagnóstico preciso, tratamento especializado e cuidados personalizados que visam promover uma recuperação rápida e eficaz. Em casos de lesões ósseas, como fraturas e luxações, o traumatologista é responsável por avaliar a extensão do dano, realizar procedimentos de imobilização adequados e, quando necessário, indicar cirurgias ortopédicas para corrigir a lesão e promover a regeneração do tecido ósseo. Esses profissionais também são treinados para lidar com traumatismos esportivos, que são comuns em atletas e indivíduos envolvidos em atividades físicas intensas. Eles possuem conhecimento específico sobre as demandas físicas dessas atividades e estão preparados para tratar lesões musculares e articulares relacionadas. Cirurgia ortopédica: tratamento avançado e especializado Além das técnicas cirúrgicas convencionais, nossa equipe também está capacitada para realizar procedimentos minimamente invasivos, que oferecem vantagens significativas para os pacientes. Essas técnicas permitem uma recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória e redução das complicações, proporcionando uma experiência cirúrgica mais positiva. A cirurgia ortopédica abrange uma ampla variedade de procedimentos, incluindo fixação interna de fraturas, substituição articular, reconstrução ligamentar, correção de deformidades ósseas e reparo de lesões ligamentares e tendinosas. Nossa equipe trabalha de forma interdisciplinar, colaborando com outros especialistas, como fisioterapeutas e médicos de reabilitação, para garantir uma reabilitação adequada e otimizar os resultados dos pacientes. No Grupo São Lucas, valorizamos a individualidade de cada paciente e entendemos que cada caso é único. Portanto, nossos cirurgiões ortopédicos realizam uma avaliação detalhada e personalizada antes de recomendar qualquer procedimento cirúrgico. Buscamos sempre explorar opções de tratamento não cirúrgico quando apropriado, visando minimizar a necessidade de intervenção cirúrgica, sempre que possível. Além disso, estamos comprometidos em fornecer um ambiente acolhedor e atencioso para nossos pacientes. Nossa equipe está disponível para responder a todas as dúvidas e preocupações, e trabalhamos em estreita colaboração com os pacientes durante todo o processo de tratamento, desde o diagnóstico até a reabilitação pós-cirúrgica. A cirurgia ortopédica avançada e especializada no Grupo Grupo São Lucas oferece aos pacientes acesso aos mais recentes avanços médicos e tecnológicos na área. Estamos empenhados em fornecer tratamentos seguros, eficazes e de alta qualidade, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes e ajudá-los a retornar às suas atividades normais o mais rápido possível. Se você está enfrentando uma lesão óssea complexa ou uma fratura grave, entre em contato conosco para agendar uma consulta com um de nossos cirurgiões ortopédicos especializados. Estamos aqui para ajudar e fornecer o tratamento avançado e personalizado de que você precisa. Prevenção: a chave para uma vida saudável A prevenção é a chave para uma vida saudável e a atuação dos traumatologistas nesse contexto é fundamental. Esses especialistas não só tratam lesões e condições já existentes, mas também desempenham um papel crucial na orientação e educação dos pacientes sobre medidas preventivas. Os traumatologistas possuem conhecimento profundo sobre o sistema musculoesquelético e estão aptos a oferecer conselhos personalizados, adaptados às atividades e ao estilo de vida de cada indivíduo. Essa abordagem individualizada permite identificar os riscos específicos que cada pessoa enfrenta e estabelecer estratégias para reduzir tais riscos. Uma das principais vantagens de buscar a orientação de um traumatologista é a capacidade de aprender técnicas de prevenção de lesões. Esses profissionais podem fornecer orientações sobre postura correta, ergonomia no ambiente de trabalho, técnicas adequadas de levantamento de peso, uso adequado de equipamentos esportivos e exercícios de fortalecimento muscular. Tais orientações visam minimizar a sobrecarga e o desgaste das estruturas musculoesqueléticas, evitando lesões decorrentes de movimentos inadequados ou excesso de esforço. Além disso, os traumatologistas podem fornecer informações sobre práticas de segurança em diversas situações do cotidiano. Eles podem orientar sobre medidas de prevenção de acidentes em casa, no trabalho e durante a prática de atividades físicas. Ao adotar essas medidas de segurança, os indivíduos reduzem significativamente os riscos de quedas, fraturas, entorses e outros tipos de lesões. A prevenção também desempenha um papel importante na redução do impacto de doenças crônicas. Os traumatologistas podem orientar os pacientes sobre a importância da atividade física regular, da alimentação saudável e da manutenção de um peso adequado. Essas medidas ajudam a prevenir a obesidade, a diabetes, a osteoporose e outras condições que podem afetar negativamente o sistema musculoesquelético. Além disso, os traumatologistas podem realizar avaliações de risco e exames preventivos, como a densitometria óssea, que auxiliam na detecção precoce de problemas musculoesqueléticos e permitem o tratamento preventivo antes que as lesões se tornem mais graves. Em resumo, a prevenção é essencial para uma vida saudável e os traumatologistas desempenham um papel crucial nesse processo. Ao buscar a orientação desses profissionais, os indivíduos podem receber conselhos personalizados e medidas preventivas adequadas ao seu estilo de vida, ajudando a evitar lesões musculoesqueléticas e reduzir os riscos de acidentes. A prevenção não apenas contribui para uma melhor qualidade de vida, mas também reduz o impacto de doenças crônicas e promove o bem-estar geral. Portanto, é fundamental valorizar a prevenção e a busca por cuidados preventivos com um traumatologista. Confie em quem entende do assunto No Grupo São Lucas, a traumatologia é uma especialidade médica essencial para o tratamento de lesões ósseas, fraturas, luxações, traumatismos esportivos e lesões musculares. Nossos especialistas em traumatologia estão preparados para oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes, proporcionando diagnóstico preciso, tratamento especializado e cuidados de reabilitação física e cirurgia ortopédica quando necessário. Quando se trata de sua saúde e bem-estar, é crucial confiar em profissionais especializados que entendem profundamente o assunto. A importância de procurar um traumatologista não deve ser subestimada. Esses especialistas possuem o conhecimento e a experiência necessários para lidar com lesões traumáticas e suas complicações de forma eficaz. No Grupo São Lucas, nossa equipe de traumatologia é composta por médicos preparados, com anos de experiência no tratamento de lesões musculoesqueléticas prontos para melhor lhe atender. Ao escolher nossos serviços de traumatologia, você pode ter a confiança de que será atendido por profissionais capacitados, que compreendem os mecanismos das lesões, os melhores métodos de diagnóstico e as opções de tratamento mais adequadas. Nossa abordagem é baseada em evidências científicas, combinada com o cuidado individualizado para cada paciente. Além disso, no Grupo São Lucas, priorizamos a recuperação integral dos pacientes. Nossa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para oferecer cuidados abrangentes, incluindo fisioterapia, reabilitação e suporte psicológico, quando necessário. Nosso objetivo é garantir que você receba o tratamento adequado e tenha uma recuperação completa, voltando às atividades diárias o mais rápido possível. Não deixe sua saúde em mãos inexperientes. Agende uma consulta no Grupo São Lucas e conheça nossa equipe de traumatologia. Estamos aqui para ajudá-lo a superar lesões, recuperar sua saúde e melhorar sua qualidade de vida. Confie em quem entende do assunto e coloque sua saúde em primeiro lugar.

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política