09/12/2021

Entenda o papel do fonoaudiólogo

A comunicação humana é feita por meio da fala, da escrita e das expressões, envolvendo aspectos como a fala, a voz, a audição e as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação, por exemplo. 

 

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com esses diferentes aspectos. Assim, pode prestar serviços de reabilitação, prevenção e promoção de saúde, dando orientações aos pacientes e fazendo intervenções para melhorar as estruturas e funções de comunicação.

 

Além de desenvolver atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia, o profissional também está capacitado a atuar em ensino, pesquisa e consultoria.

 

Em 9 de dezembro, é celebrado o Dia do Fonoaudiólogo e aproveitamos a oportunidade para detalhar qual é o papel desse profissional tão importante para a área da saúde. Você tem interesse no assunto? Então, continue acompanhando esse conteúdo!

 

As áreas de atuação do fonoaudiólogo são:

– Linguagem

– Audiologia

– Motricidade orofacial

– Saúde coletiva

– Voz

– Disfagia

– Fonoaudiologia educacional

– Gerontologia

– Fluência

– Fonoaudiologia neurofuncional

– Fonoaudiologia do trabalho

– Neuropsicologia

 

Portanto, além da capacidade de interpretação, análise, concentração e sensibilidade, o fonoaudiólogo deve ser paciente, criativo, objetivo e ter um bom relacionamento interpessoal para atuar no mercado de trabalho, já que pode estar inserido em diversas áreas de atuação.

 

Pesquisas indicam que aproximadamente 3% a 15% das crianças apresentam algum tipo de distúrbio da linguagem, mas pessoas de todas as idades podem precisar se consultar com um fonoaudiólogo. 

 

Entre os problemas mais comuns tratados por esse profissional, estão os atrasos no desenvolvimento da fala, problemas na voz, problemas com deglutição, gagueira e até amamentação, já que a sucção é uma atividade que prepara a fala da criança e previne alguns problemas fonoaudiológicos. 

Em uma equipe multidisciplinar, o fonoaudiólogo agrega conhecimentos diferentes com o objetivo de proporcionar um atendimento personalizado a cada individuo. Entre os diversos tratamentos oferecidos pelo fonoaudiólogo, estão:

 

– Prevenção e tratamento de problemas auditivos

– Prevenção e tratamento de alterações da comunicação que podem comprometer o aprendizado

– Tratamento de distúrbios do equilíbrio

– Diagnóstico audiológico e reabilitação com próteses auditivas

– Diagnóstico de risco audiológico na medicina do trabalho

– Reabilitação de problemas neurofuncionais, como sequelas de acidentes

– Melhoria das funções motoras de pessoas idosas

 

Em uma consulta com o fonoaudiólogo, o paciente é avaliado para a identificação do tipo de distúrbio de comunicação e indicação do tratamento adequado. 

 

Esse acompanhamento é essencial para prevenir outros problemas físicos ou emocionais, já que pessoas com problemas de comunicação, tanto de expressão quanto de compreensão, podem ter dificuldades na integração social e profissional.

 

Vale ressaltar que o fonoaudiólogo atua na área da saúde, mas não é um médico. Para se tornar um profissional da área, é preciso fazer o curso de fonoaudiologia na faculdade que tem duração de quatro anos.

 

Você já sabia sobre essa profissão? Conhece algum fonoaudiólogo? Deixe seu comentário aqui e continue acompanhando outros conteúdos sobre a área da saúde no nosso blog!



Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade