10/11/2021

Os principais cuidados com a saúde do homem

O azul lembra que novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem e também o mês de combate ao câncer de próstata. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

 

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são essenciais para diminuir males evitáveis. Além disso, a identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, é preciso prestar atenção ao corpo e aos sinais que ele envia. 

 

Quer saber de que forma os homens podem viver mais e melhor? Preste atenção nas dicas a seguir!

 

Adotar uma dieta balanceada

Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, fibras e proteínas, e moderad em carboidratos e gorduras reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto, anemia, entre outros problemas. Além disso, melhora a disposição física, proporcionando mais vitalidade.

 

Praticar atividade física regularmente

Atividades físicas são fundamentais para equilibrar o gasto energético e o consumo calórico, prevenindo doenças cardiovasculares. Independentemente do tipo de atividade, o ideal é a prática regular, de 3 a 5 vezes por semana. 

 

Manter o peso equilibrado

O sobrepeso e a obesidade são os principais fatores de risco para doenças como hipertensão e diabetes. Também provocam alterações hormonais e metabólicas que favorecem o surgimento de tumores, incluindo na próstata. Isso sem contar outros problemas, como a infertilidade, a disfunção erétil e doenças pulmonares e gastrointestinais. 

 

Dormir bem todas as noites

Dormir bem também reduz o risco de desenvolver diversas doenças, como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes e obesidade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. 

 

Buscar ajuda em situação de estresse

O estresse é uma doença e um dos fatores determinantes para o surgimento de outras patologias psicológicas e físicas. Por isso, a importância de controlar as situações estressantes. Uma alternativa é praticar atividades que ajudam no relaxamento ou ter momentos de diversão com a família e os amigos.

 

Evitar o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas 

São inúmeros os malefícios causados pelo tabagismo e pelo consumo excessivo de álcool e outras drogas. A abstenção dessas substâncias ajuda a manter o corpo mais saudável e diminui o risco de doenças graves como o câncer de pulmão, faringe e laringe, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, hipertensão, e muitas outras.

 

Ter um acompanhamento médico

É comum que o homem procure um médico apenas quando apresenta algum sintoma, mas o ideal é fazer consultas de rotina e check-ups regulares para prevenção de doenças. Entre os profissionais essenciais para esse acompanhamento, estão: cardiologista, oftalmologista, endocrinologista, urologista, coloproctologista, pneumologista, além de um dentista.

 

Manter os exames em dia

Diversos exames podem detectar doenças ainda no início, quando as chances de cura são muito maiores. Assim, é bom buscar orientação sobre quais são os exames mais indicados de acordo com a faixa etária e o histórico familiar. Entre os mais frequentes, estão: aferição de pressão arterial, exame de sangue, exame de urina, teste de glicemia, teste de PSA, teste de tireoide, testes de doenças sexualmente transmissíveis e ultrassom de abdômen.

 

Cultivar bons hábitos de higiene pessoal

Boas práticas regulares promovem a manutenção da saúde, o bem-estar, o asseio pessoal e a limpeza de todas as regiões do corpo masculino. Essas ações incluem cuidados com a barba, os cabelos e os pelos em excesso, limpeza do pênis, atenção com as cuecas, cuidados com a saúde bucal, com a pele e com as unhas. O uso de preservativo nas relações sexuais, além de higiênico, é um ato de responsabilidade.

 

Agora que você entende mais sobre os cuidados com a saúde masculina, pode ajudar a conscientizar mais pessoas sobre isso. A saúde do homem não pode ser negligenciada! Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e continue acompanhando o nosso blog.

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade