10/11/2021

Por que o leite materno é tão importante?

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que o bebê seja alimentado exclusivamente com leite humano – ou leite materno – nos primeiros seis meses de vida, sendo que esse período pode ser prolongado até os dois anos de idade, com a introdução de outros alimentos na dieta do bebê.

 

Essa indicação é baseada no fato de que o leite materno é rico em nutrientes exclusivos. A composição é tão farta que ele é considerado a bebida mais valiosa do mundo.

 

Para se ter uma ideia, o leite humano é composto por milhões de células vivas, conta com mais de mil proteínas, contém mais de 20 aminoácidos, 200 açúcares e 40 enzimas, além de fatores de crescimento, anticorpos, vitaminas e minerais.

 

Todos esses componentes juntos, em uma única bebida, trazem diversos benefícios. Quer saber por que o leite materno é tão importante? Continue acompanhando este conteúdo!

 

  • Oferece todos os nutrientes 

O leite materno é produzido de forma equilibrada, com quantidade adequada de proteínas, carboidratos, gorduras e água para favorecer o crescimento e o desenvolvimento do bebê. 

 

  • Facilita a digestão

Por ser facilmente digerido pelo intestino do bebê, o leite humano proporciona adequada absorção de nutrientes e aumento da frequência das mamadas, o que garante mais calorias e alimento para o bebê. 

 

  • Fortalece o sistema imunológico

O leite materno, por ser rico em anticorpos produzidos pela mãe, é uma forma natural de defesa para o bebê. Ele protege a criança contra problemas como asma, pneumonia, gripes, dor de ouvido e problemas intestinais. 

 

  • Desenvolve o sistema nervoso

O leite materno é rico em DHA, um tipo de gordura boa que participa da formação dos neurônios e favorece a memória, o aprendizado e a atenção, além de prevenir problemas neurológicos como TDAH, Alzheimer e demência.

 

  • Reduz as cólicas

A facilidade na digestão do leite materno ajuda a evitar problemas como gases e cólicas intestinais, além de conter substâncias responsáveis por proteger e reparar o intestino delicado do recém-nascido.

 

  • Evita diarreia

Rico em bactérias que povoam o intestino do recém-nascido e compõem a flora intestinal, o leite humano atua como uma barreira protetora que ajuda na digestão e na regulação do intestino.

 

  • Previne anemias

O leite materno contém um tipo de ferro altamente absorvido pelo intestino do bebê, além de conter vitamina B12 e ácido fólico, importantes para a produção dos glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue. 

 

  • Inibe a obesidade

Por conta do efeito anti-inflamatório do leite humano, crianças que mamam durante a infância têm menor risco de ter problemas cardíacos, obesidade e diabetes ao longo de toda a vida.

 

  • Combate alergias

Bebês que são amamentados exclusivamente até os seis meses de vida têm menor chance de desenvolver alergias alimentares, especialmente ao leite, à soja, a peixes e mariscos, ao ovo e ao amendoim. 

 

  • Está pronto para o consumo

O leite humano, além de ser o melhor alimento para o bebê, está sempre pronto para ser consumido, na temperatura adequada e livre de contaminações.

 

Além de melhorar a qualidade de vida e a defesa das crianças contra uma série de doenças, o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos. Esses são os principais motivadores da criação dos bancos de leite, uma iniciativa do Ministério da Saúde.

 

Toda mulher que amamenta pode doar leite materno para atender à demanda de bebês prematuros e de baixo peso. Cada litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos internados por alimentação, dependendo da necessidade. Porém, qualquer quantidade é importante para a vida dos bebês, já que 1 ml de leite é suficiente para impactar na vida do recém-nascido.

 

Para fazer a doação, as mães lactantes podem solicitar orientação diretamente ao Banco de Leite Humano mais próximo da sua residência. O primeiro dia deste mês de outubro marca o Dia Nacional de Doação do Leite Humano.

 

Agora que você já sabe quais são os benefícios do leite materno e também a importância da doação, que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais para que outras pessoas também possam se informar? Contamos com você!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade