Tudo sobre as deficiências visuais - Blog São Lucas Hospital

03/12/2021

Tudo sobre as deficiências visuais

Entre as deficiências visuais, a cegueira é a mais conhecida. Esse conceito, porém, também inclui o comprometimento parcial da visão e há uma classificação para essas diferentes vertentes.

 

As deficiências visuais podem ser congênitas ou adquiridas, ou seja, o dano que compromete a visão pode ser causado no útero materno, no nascimento ou em algum evento ao longo da vida.

 

Reunimos, a seguir, diversas informações sobre o assunto. Que tal seguir a leitura e saber tudo sobre as deficiências visuais? Acompanhe!

 

Como a deficiência visual é classificada?

A deficiência visual é o comprometimento parcial ou total da visão. Segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os diferentes graus de deficiência visual podem ser classificados em:

 

– Baixa visão: pode variar entre os níveis leve, moderado ou profundo.

– Próximo à cegueira: quando ainda existe a capacidade de distinguir luz e sombra.

– Cegueira: quando não existe qualquer percepção de luz.

 

Dependendo do caso, o portador pode precisar do uso de lentes de aumento, lupas ou telescópios, empregar o sistema braile para ler e escrever, necessitar do auxílio de bengalas e ter treinamentos de orientação e de mobilidade.

 

É importante ressaltar que não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou cirurgias.

 

Quais são os fatores de risco para as deficiências visuais?

Entre os principais fatores que podem causar deficiência visual, estão:

– nascimento prematuro

– pessoas com diabetes

– traumas

– idade

– pessoas com graus altos de miopia

– cirurgias oculares ou neurológicas

– pessoas que trabalham com produtos químicos

 

Quais são as causas das deficiências visuais?

Alguns eventos podem ocasionar problemas na visão, tanto reversíveis quanto irreversíveis. Por isso, cuidar da saúde geral é tão importante.

 

Entre as causas das deficiências visuais reversíveis, estão: a enxaqueca, o descolamento de retina (reversível se operado com urgência), a catarata, a opacidade da córnea e o tracoma, também conhecido como “dordolho”.

 

Já as deficiências visuais irreversíveis podem ser causadas por deficiência de vitamina A (principalmente em crianças), glaucoma avançado, Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinopatia Diabética Avançada, ambliopia – popularmente conhecido como “olho preguiçoso” – e Neurite Óptica, uma inflamação no nervo óptico que leva as informações da retina para o cérebro.

 

É possível evitar as deficiências visuais?

Algumas deficiências visuais adquiridas podem ser evitadas através de cuidados preventivos. A OMS estima que mais de 80% desses casos poderiam ser evitados se os pacientes tivessem tomado precauções como: 

 

– fazer exames oftalmológicos regulares

– usar óculos escuros em dias muito ensolarados

– lavar as mãos antes de mexer nos olhos

– evitar coçar os olhos com força

– ter uma dieta alimentar rica em Ômega 3 (peixes, sementes, azeite), luteína (couve, milho, ovos), zeaxantina (espinafre, cenoura e rúcula) e minerais como cobre (lulas, siris, amendoins e sementes) e zinco (ostras, camarão, frango e peixes), além de vitaminas A, C D e E

– não ficar sem piscar em frente ao computador e outros aparelhos eletrônicos

 

Como é feito o diagnóstico para as deficiências visuais?

O diagnóstico pode ser feito muito cedo, exceto nos casos de doenças degenerativas como a catarata e o glaucoma, que evoluem com o passar dos anos.

 

O oftalmologista realiza testes de acuidade visual, biomicroscopia, exame de fundo de olho, medida de pressão intraocular e, em alguns casos, exame de campo visual para avaliar visão periférica.

 

Portanto, diante de um incômodo ou dor no olho, é recomendado recorrer ao oftalmologista para garantir os cuidados desde o começo, impedindo que os efeitos de qualquer doença não se agravem.

 

Nas crianças, é importante estar atento a comportamentos relacionados à dificuldade de leitura, dor de cabeça ou vista cansada durante as aulas.

 

Em 13 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. Compartilhe as informações contidas nesta leitura para que mais pessoas possam se conscientizar sobre os problemas de visão que atingem milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter

10 de janeiro

Grupo São Lucas transfere HERP para Hospital Ribeirania

Com novos modelos de negócios, especialidades serão atendidas no Ribeirania a partir de janeiro. Visando novas estratégias e modelos de negócios, o Grupo São Lucas irá transferir o Hospital Especializado de Ribeirão Preto (HERP), para o Hospital São Lucas Ribeirania. A partir do dia 2 de janeiro de 2024, atendimentos das especialidades como ortopedia, queimados, cirurgia plástica e microcirurgia reparadoras serão realizados no espaço que possui estrutura moderna, tecnologia de ponta, UTI com selo de eficiência, centro cirúrgico completo, pronto atendimento adulto e infantil, conforto e comodidade. A unificação dos espaços advém de novos projetos para 2024. Segundo o diretor-presidente do Grupo São Lucas de Ribeirão Preto, Leonardo Raul Morelli, as mudanças vêm de acordo com novos planejamentos do grupo para 2024. “Nos encontramos em um momento de novos modelos de negócios e com isso o Grupo São Lucas, junto com a Hospital Care, vem estudando e avaliando novos projetos para o local onde se encontra o HERP”, explica. Responsável pela diretoria técnica do Hospital São Lucas Ribeirania, o médico Dr. João Di Giacomo (CRM: 151.206 / RQE: 63736), afirma que o espaço está pronto e devidamente capacitado para oferecer atendimento às novas demandas, em colaboração com a equipe do Hospital Especializado. “O Hospital Ribeirania, um ambiente de alta complexidade, recebeu significativos investimentos nos últimos anos visando aprimorar ainda mais o serviço oferecido. Com uma ótima estrutura de hotelaria e adaptado para acolher os pacientes do HERP, o hospital mantém sua excelência no cuidado médico e assistencial”, enfatiza. O Diretor do HERP, o médico Dr. Salomão Chade Assan Zatiti (CRM: 64606), garante que toda equipe estará preparada para dar continuidade nos atendimentos. “Estaremos em um local com uma estrutura idealizada para conforto do paciente e excelência no tratamento, nossa equipe está 100% alinhada para receber e atender todos os pacientes que darão continuidade nos tratamentos antes realizados no Hospital Especializado”, conclui.

10 de janeiro

Hospital São Lucas inaugura primeiro centro ecumênico na região

Hospital São Lucas inaugura primeiro centro ecumênico na região Espaço dentro do hospital é o primeiro a celebrar e acolher a diversidade religiosa O Hospital São Lucas inaugurou na última semana de dezembro de 2023, o primeiro centro ecumênico de Ribeirão Preto e região. O espaço, localizado no primeiro andar do hospital, acolhe e celebra a diversidade religiosa e contou com a presença de um padre católico, um pastor evangélico e  um Diretor Religioso da Sociedade Israelita de Ribeirão Preto representante dos judeus na região, para a inauguração. A diretoria de operações Juliana Brandão explica que o propósito do espaço é acolher pacientes e acompanhantes independente de sua religião, podendo realizar suas orações, preces e intenções sem simbologias. “Essa cerimônia é a celebração de um projeto com um culto ecumênico de 3 religiões juntas que representam todas as outras que não puderam estar aqui para uma benção de final de ano e início do próximo. O São Lucas é um hospital de média e alta complexidade, então a ideia é que nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores tenham um espaço de reflexão, de pedido de ajuda, de acolhimento proporcionado independente da religião que seja”, explica. O espaço inaugurado é o início de uma ampliação do hospital ao atendimento e prestação de serviço respeitando a diversidade religiosa. Em 2024, o São Lucas terá Casher, alimentação judaica, para pacientes.

10 de janeiro

Grupo São Lucas apresenta nova diretoria ao corpo clínico

Encontro também apresentou um balanço dos investimentos em 2023. No último mês do ano, o Grupo São Lucas realizou encontro com o corpo clínico para a apresentação do novo diretor técnico, Dr. Marcelo Puga (CRM-SP 120.439) e novo diretor clínico, Dr. João Bavaresco (CRM-SP 63788), além de estreitar relações entre a administração dos hospitais São Lucas e Ribeirania com a equipe médica. O evento apresentou um balanço das aquisições e investimentos em equipamentos em 2023, que se aproximou de R$ 6 milhões, além de adiantar o planejamento para 2024. Para o diretor técnico, Dr. Marcelo Puga, o encontro expôs as prioridades de toda diretoria. “Prestamos um serviço para um nicho de pessoas que estão extremamente fragilizadas pelo momento de patologia que estão vivendo e, com isso, a exigência é maior. Isso requer um processo de empatia, de se colocar no lugar do outro. Eu acredito que isso é construído diariamente e faz parte do processo do cuidado que estamos nos dispondo a prestar”, comenta. O diretor clínico Dr. João Bavaresco reconhece o esforço dos profissionais e equipe técnica para que o hospital continue sendo referência nos processos de atendimento. “O ponto fundamental dentro de uma instituição que lida com pessoas é ter o contato humano de forma humana. Quando conseguimos trazer uma experiência para o paciente que seja adequada e que ele passe a indicar o São Lucas, expandimos a credibilidade do hospital, reafirmando-o como referência”, finaliza. Sobre o Grupo São Lucas - O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania, Maternidade Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.

26 de setembro

Dia Mundial da Alfabetização: como o TDAH pode afetar o aprendizado

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), mais de 5% das crianças têm Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no país No dia 8 de setembro é celebrado o Dia Mundial da Alfabetização. A data traz discussões a respeito de como melhorarmos a qualidade de alfabetização e o número de alfabetizados no Brasil. Entre os vários desafios já conhecidos, tem ganho destaque diagnósticos de transtornos neurobiológicos, como o TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade). O neurologista do Grupo São Lucas, Dr. Guilherme Chaparim, explica que crianças diagnosticadas com o transtorno podem ter mais dificuldade no aprendizado, mesmo não sendo uma condição classificada como Transtorno de Aprendizagem. Os sintomas do TDAH são divididos em dois grupos: desatenção e hiperatividade / impulsividade. O primeiro grupo costuma apresentar comportamentos como não prestar atenção a detalhes, cometer erros por descuido, perder objetos frequentemente, desviar facilmente a atenção, parecer não escutar quando alguém está falando, não conseguir manter a atenção mesmo em atividades lúdicas e ser facilmente distraído por estímulos externos, como barulhos. Já no segundo, a criança com hiperatividade pode levantar-se da cadeira em momentos indevidos, ficar se mexendo no assento, balançar as mãos e os pés, ter dificuldade em realizar atividades de lazer que sejam calmas, falar demais, ter dificuldade em esperar a sua vez de falar interrompendo os outros e colocar-se em situações com risco de se machucar frequentemente. “A dificuldade em manter-se focada prejudica a absorção de informações necessárias para a alfabetização. A criança com TDAH também pode ter dificuldade em processar mentalmente as informações, o que atrapalha a retenção do conhecimento. É muito comum num dia ‘bom’ a criança conseguir desempenhar-se bem nas atividades, e no seguinte, parecer ter se esquecido de tudo”, complementa o neurologista. União entre escola e pais atentos é essencial para o diagnóstico precoce, assim como ter um preparo profissional para facilitar a aprendizagem de crianças diagnosticadas. Entre os destaques, está: preparar um ambiente com menos distrações; ter uma atitude positiva quanto ao aluno; preferir formas ativas de aprendizagem; usar estratégias para recuperar a atenção do aluno quando ele se distrai, entre outras. “É muito importante que o aluno receba feedback positivo ao realizar adequadamente as tarefas, mas também é importante parabenizar o aluno pelo esforço, mesmo que cometa erros. É preciso ter em mente que o aluno com TDAH pode precisar de mais tempo para realizar a mesma tarefa que seus pares”, explica o Dr. Guilherme. O diagnóstico pode ser realizado por neurologistas e psiquiatras, tendo o enfoque de evitar a descoberta do transtorno tardiamente. O Dr. explica que nos casos em que predominam os sintomas de desatenção, o diagnóstico costuma ser mais tardio, muitas vezes apenas na idade adulta. “Crianças com QI elevado, bastante suporte familiar ou escolar não apresentam prejuízo no aprendizado e o diagnóstico de TDAH não é considerado, ficando mais evidente apenas na idade adulta, quando surgem demandas mais complexas. A conscientização sobre o TDAH cresceu muito nos últimos anos e esta é a chave para o diagnóstico precoce. Os pais e a escola devem estar atentos aos sinais de TDAH, e assim que houver a suspeita, procurar um especialista”, conclui.

26 de setembro

Dia do Alzheimer: novos medicamentos podem mudar tratamento da doença

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas são diagnosticadas com o transtorno neurodegenerativo, que não vê avanços no tratamento medicamentoso há 20 anos. O dia 21 de setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Segundo o Ministério da Saúde, a doença atinge cerca de 1,2 milhões de brasileiros. Em todo o mundo, o número chega a 50 milhões de pessoas. Estimativas da Alzheimer’s Disease International mostram que os números poderão chegar a 74,7 milhões em 2030. Cenário preocupante que revela a caracterização de uma futura crise global de saúde a ser enfrentada. Segundo o geriatra do Grupo São Lucas, Dr. Wilson Picco (CRM 169422), a doença representa 80% das causas de síndromes demenciais, e ocorre devido ao acúmulo da proteína beta-amiloide em regiões que acabam causando a morte de neurônios, resultando nas alterações de memória. A doença, que atinge predominantemente pessoas acima dos 65 anos e tem diagnóstico clínico, pode ser classificada de diversas formas. Entre as mais comuns, estão a escala de FAST, que divide os estágios de 1 a 7 e a CDR (Clinical Dementia Rating) que atribui notas e a nomeação dos estágios como leve (grau 1), moderado (grau 2) e grave (grau 3). “Inicialmente o paciente tem algumas dificuldades de realizar tarefas que ele fazia antes. Por exemplo, na hora de dirigir ele pode se perder, começa a esquecer o fogo ligado, esquece de tomar as medicações. O estágio moderado está muito mais relacionado a alterações comportamentais. Nesse momento, a parte cognitiva já fica mais comprometida, a pessoa já pode ter quadros de agitação e agressividade. O terceiro é a fase avançada, que o paciente começa a ter dependência para as necessidades básicas como alimentação, banho, troca, onde tende a ficar um pouco mais acamado”, explica o médico. O tratamento medicamentoso é voltado para a área comportamental do paciente, e segue sem atualizações há 20 anos. Com isso, a atuação da equipe multiprofissional tem grande importância para trazer melhora na qualidade de vida. Manejo verbal, manutenção de exercícios para manter o paciente móvel, estímulos cognitivos e associações que ele possa fazer para auxiliar na falta da memória são alguns exemplos de atividades necessárias. Novas medicações Nos Estados Unidos, a agência regulatória do país FDA (Food and Drug Administration), aprovou em 2021 e 2023 medicações que alegam retardar a evolução da doença. As drogas donanemabe e lecanemabe mostraram nos testes iniciais o potencial de revolucionar o tratamento. Apesar disso, o médico alerta que os resultados são positivos apenas na fase inicial. “As drogas novas citadas são anticorpos monoclonais, esses anticorpos visam limpar o acúmulo de placas dessa proteína que causa a degradação cerebral. Nos estudos iniciais, as medicações demonstraram retardar a evolução da doença. Porém, os estudos foram realizados na fase inicial do Alzheimer, então mesmo naqueles pacientes que tem a doença estabelecida em um quadro moderado ou avançado, ainda vamos ficar sem nenhum tratamento específico. Mais uma vez reforçando a importância do diagnóstico precoce, porque assim que tivermos a possibilidade dessas medicações no Brasil, nós temos um potencial e uma medicação completamente nova que pode mudar o rumo de tratamento da doença de Alzheimer”, comenta. No Brasil, não há previsão da chegada dos novos medicamentos, e com isso o tratamento segue com os anticolinesterásicos, sendo os exemplos mais comuns a Donepezila, Rivastigmina e Galantamina, atuantes na fase inicial e moderada para controle de comportamento, e a memantina para a fase moderada e avançada. Com isso, é importante que exista um acompanhamento geriátrico regular, para realização dos exames clínicos que podem trazer o diagnóstico precoce e estabelecer um tratamento onde a prioridade é o bem-estar do paciente. “Idealmente o seguimento geriátrico pode se iniciar após os 40 anos e deve seguir uma periodicidade anual em pessoas sem comorbidades importantes, e semestral em pacientes com comorbidades importantes, mesmo sem a doença de Alzheimer. No caso especificamente da doenca de Alzheimer, as consultas de rotina visam fazer essa triagem e a detecção mais precoce possível da doença. Depois de triado, é importante estabelecer um vínculo com a família para acolhimento dessa situação e para orientações em cada uma das fases, que tem manejos diferentes. Devemos reforçar sempre o direcionamento para o segmento multiprofissional. Essas dicas com certeza serão decisivas para a qualidade de vida”, conclui o geriatra.

26 de setembro

Inédito no interior do Brasil, novo tratamento para aumento benigno de próstata será realizado em Ribeirão Preto

Denominada de Rezum, técnica é minimamente invasiva, sem necessidade de internação e com sedação leve. Doença atinge 85% dos homens após 40 anos O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto realiza em setembro os primeiros procedimentos com Rezum. A técnica é inédita no interior do Brasil para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata, doença que é popularmente conhecida como aumento da próstata e atinge 85% dos homens após os 40 anos de idade, segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O novo tratamento traz várias vantagens: é minimamente invasivo, tem eficácia comprovada, preserva a função sexual (ejaculação), é feito com sedação leve e proporciona rápida recuperação. O método, que já existe há aproximadamente cinco anos nos EUA, chegou ao Brasil em julho deste ano em um hospital particular da capital paulista e agora está disponível no interior, de forma pioneira, em Ribeirão Preto. Dr. Tiago Bovo, urologista e coordenador do serviço de Cirurgia Robótica do Hospital São Lucas, explica que o problema deve ser tratado o quanto antes já à medida que a próstata cresce, ela pode comprimir a uretra, causando sintomas desconfortáveis na hora de urinar e, em alguns casos, sérias complicações como perda funcional do músculo da bexiga e até do rim, em situações extremas. “Atualmente existem vários medicamentos e cirurgias para tratar esta doença, mas que podem provocar algumas sequelas ruins, entre elas a perda de ejaculação. O Rezum é uma terapia minimamente invasiva que envolve a inserção de uma sonda na uretra do paciente e aplicação de um vapor diretamente no tecido prostático afetado, com chance praticamente zero de perda da ejaculação, sem riscos de sangramento ou necessidade de internação”, completa o médico que é um dos poucos do país a ter certificação para realizar o procedimento. Ele ainda pontua que Rezum é opção para quem que não quer passar pelas cirurgias tradicionais e é uma alternativa também para quem não se adaptou às medicações. “A técnica proporciona um menor tempo de recuperação, tem menor risco de complicações em comparação com as cirurgias tradicionais, pode ser realizada em regime ambulatorial e ainda traz menor desconforto pós-operatório. E o melhor: com resultados de eficácia comprovada, como o alívio dos sintomas urinários, redução do tamanho da próstata, melhora do fluxo urinário e redução da necessidade de medicamentos”, conclui.

28 de agosto

Cirurgião Vascular: Entenda a função do especialista em tratamento de doenças vasculares no São Lucas Hospital e São Lucas Hospital Ribeirânia

A saúde vascular é um aspecto fundamental do nosso bem-estar geral. Os vasos sanguíneos desempenham um papel crucial no transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos do nosso corpo, garantindo seu funcionamento adequado. No entanto, assim como outros sistemas do corpo, o sistema vascular também está sujeito a doenças e disfunções. É aí que entra a figura do cirurgião vascular, um especialista altamente qualificado no tratamento de doenças vasculares. No São Lucas Hospital e São Lucas Hospital Ribeirânia, entendemos a importância da saúde vascular e o papel fundamental desempenhado pelo cirurgião vascular no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas aos vasos sanguíneos. Neste artigo, vamos explorar os serviços médicos oferecidos pela equipe de cirurgiões vasculares do nosso hospital, fornecendo informações relevantes sobre a importância da saúde vascular, bem como orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Continue lendo para entender como a nossa equipe de especialistas pode ajudar a cuidar do seu bem-estar vascular. O que é a saúde vascular? A saúde vascular é um aspecto fundamental do bem-estar geral e está relacionada ao funcionamento adequado do sistema circulatório, que inclui as artérias, veias e capilares. Esses componentes essenciais desempenham um papel vital no transporte de oxigênio e nutrientes para todos os tecidos e órgãos do corpo. A saúde vascular refere-se à condição saudável dos vasos sanguíneos e ao bom fluxo sanguíneo em todo o corpo. Ela envolve a prevenção e o tratamento de doenças que afetam as artérias e veias, como a aterosclerose, a hipertensão arterial, as varizes e os coágulos sanguíneos. A manutenção de uma saúde vascular adequada é essencial para promover a função cardiovascular e prevenir complicações graves, como ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e doença arterial periférica. Entendendo a Importância da saúde vascular: A saúde vascular é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Os vasos sanguíneos são responsáveis por transportar o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo, garantindo o suprimento adequado de substâncias vitais para os órgãos e tecidos. Qualquer comprometimento da saúde vascular pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças circulatórias graves. Um sistema vascular saudável garante que todos os órgãos e tecidos recebam o suprimento adequado de oxigênio e nutrientes, permitindo que funcionem corretamente. Além disso, um fluxo sanguíneo adequado ajuda a remover resíduos metabólicos e toxinas do corpo. Manter a saúde vascular pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, derrames, insuficiência renal, problemas de visão e outras condições associadas à má circulação sanguínea. Entendendo a importância um especialista dedicado à saúde dos vasos sanguíneos: A especialidade médica da cirurgia vascular desempenha um papel fundamental na saúde cardiovascular e na qualidade de vida das pessoas. Os cirurgiões vasculares são profissionais altamente capacitados que diagnosticam, tratam e previnem uma ampla gama de doenças vasculares, desde varizes até complicações graves, como aneurismas e obstruções arteriais. Neste artigo, discutiremos a importância do cirurgião vascular, destacando suas habilidades, a relevância de seu trabalho e o impacto positivo que eles têm na vida dos pacientes. Uma das principais responsabilidades de um cirurgião vascular é realizar um diagnóstico preciso de doenças vasculares. Com sua experiência e conhecimento, eles são capazes de identificar sintomas, analisar resultados de exames e utilizar técnicas avançadas de imagem para detectar problemas nas artérias, veias e vasos linfáticos. Um diagnóstico precoce é essencial para o tratamento adequado e a prevenção de complicações graves. Além do diagnóstico, os cirurgiões vasculares têm expertise em uma variedade de procedimentos cirúrgicos e técnicas minimamente invasivas. Eles realizam cirurgias para reparar ou substituir vasos sanguíneos danificados, remover obstruções arteriais, tratar varizes e aneurismas, além de realizar intervenções para prevenir a perda de membros. Essas habilidades especializadas são cruciais para restaurar a circulação sanguínea adequada e preservar a função dos órgãos vitais. Além de tratar doenças vasculares estabelecidas, os cirurgiões vasculares também desempenham um papel fundamental na prevenção e gestão de complicações vasculares. Eles trabalham em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como cardiologistas e angiologistas, para identificar fatores de risco, fornecer orientações sobre mudanças no estilo de vida e prescrever medicamentos para controlar condições como pressão alta, diabetes e colesterol elevado. Ao intervir precocemente e fornecer um cuidado abrangente, os cirurgiões vasculares podem ajudar a evitar o agravamento de doenças vasculares e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A importância do cirurgião vascular vai além do aspecto médico. Eles desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Por exemplo, os pacientes com varizes frequentemente enfrentam desconforto físico, dor e limitações em suas atividades diárias. O tratamento cirúrgico ou minimamente invasivo de varizes realizado pelos cirurgiões vasculares pode aliviar esses sintomas, permitindo que os pacientes voltem a desfrutar de uma vida ativa e sem restrições. Além disso, os cirurgiões vasculares também lidam com situações críticas que ameaçam a vida, como aneurismas e obstruções arteriais agudas. Por meio de intervenções cirúrgicas e técnicas avançadas, eles são capazes de salvar vidas e evitar complicações graves, como acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e amputações. Nós do São Lucas Hospital e São Lucas Hospital Ribeirânia, temos o orgulho de contar com uma equipe de cirurgiões vasculares experientes. Nossos especialistas são preparados e atualizados com os avanços mais recentes no campo da cirurgia vascular, buscando trazer assim a melhor abordagem para cada caso. Se você ou alguém que você conhece necessita de cuidados vasculares especializados, conte com o São Lucas Hospital e São Lucas Hospital Ribeirânia. Conheça nossos especialistas acessando o link. Compreendendo os desafios das Doenças vasculares: As doenças vasculares podem afetar pessoas de todas as idades e origens. Essas condições podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo histórico familiar, estilo de vida pouco saudável, envelhecimento e condições médicas subjacentes. É crucial entender que a saúde vascular é essencial para um funcionamento adequado do organismo como um todo. Vários fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento das doenças vasculares. O histórico familiar desempenha um papel significativo, pois muitas dessas condições têm uma predisposição genética. Além disso, o estilo de vida pouco saudável, como uma dieta desequilibrada, falta de exercícios físicos e tabagismo, aumenta o risco de desenvolver doenças vasculares. O envelhecimento também é um fator de risco importante, uma vez que os vasos sanguíneos tendem a perder elasticidade e se tornar mais propensos a danos com o passar do tempo. Condições médicas subjacentes, como hipertensão, diabetes e obesidade, também estão associadas a um maior risco de doenças vasculares. Existem várias doenças vasculares comuns que afetam as pessoas em diferentes estágios da vida. Entre elas, destacam-se a doença arterial coronariana, que envolve o estreitamento das artérias coronárias e pode levar a um ataque cardíaco; o acidente vascular cerebral, que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido; e a doença arterial periférica, caracterizada pelo estreitamento das artérias que fornecem sangue aos membros inferiores. Além disso, as varizes, as tromboses venosas e as aneurismas também são exemplos de doenças vasculares que podem causar desconforto e complicações significativas. Um dos principais desafios é o diagnóstico precoce, uma vez que muitas doenças vasculares são assintomáticas em seus estágios iniciais. A conscientização e a educação da população sobre os sintomas e fatores de risco são fundamentais para que as pessoas procurem ajuda médica e realizem exames preventivos regularmente. Outro desafio é o tratamento adequado das doenças vasculares. Dependendo da condição específica, as opções de tratamento podem variar desde mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta saudável e a prática regular de atividades físicas, até intervenções médicas mais invasivas, como cirurgias e procedimentos endovasculares. As doenças vasculares representam um desafio significativo para a saúde pública em todo o mundo. Compreender os fatores de risco, os tipos de doenças vasculares e os desafios associados a elas é essencial para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessas condições. Através de uma abordagem multidisciplinar, que envolve profissionais de saúde, educação da população e investimentos em pesquisa, é possível reduzir o impacto dessas doenças e promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas afetadas por elas. A saúde vascular é um componente vital do funcionamento adequado do organismo como um todo, e investir na sua compreensão e cuidado é fundamental para o bem-estar geral da população. Doenças vasculares mais comuns e o que elas englobam: Aterosclerose: A aterosclerose é uma doença vascular que envolve o acúmulo de placas de gordura e colesterol nas paredes das artérias. Com o tempo, essas placas podem se tornar endurecidas e estreitar as artérias, restringindo o fluxo sanguíneo. A aterosclerose pode afetar qualquer artéria do corpo, mas é mais comum nas artérias coronárias (do coração), carótidas (do pescoço) e periféricas (nas pernas e braços). Ela pode levar a complicações graves, como doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica. Trombose venosa profunda (TVP): A TVP é a formação de coágulos sanguíneos nas veias profundas, geralmente nas pernas. Esses coágulos podem bloquear parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo, resultando em inchaço, dor e vermelhidão na área afetada. Se um coágulo se desprender e viajar para os pulmões, pode causar uma condição potencialmente fatal chamada embolia pulmonar. A TVP é mais comum em pessoas que ficam imóveis por longos períodos, como após cirurgias, durante viagens prolongadas ou em indivíduos com doenças genéticas de coagulação sanguínea. Varizes: As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se formam principalmente nas pernas. Elas ocorrem devido ao enfraquecimento das paredes das veias e mau funcionamento das válvulas, que normalmente impedem o refluxo de sangue. As varizes podem causar sintomas como dor, inchaço, sensação de peso nas pernas e aparência estética indesejada. Embora as varizes sejam geralmente consideradas uma condição benigna, em casos graves, podem causar complicações, como úlceras de perna e tromboflebite (inflamação da veia com formação de coágulo). Aneurisma: Um aneurisma é uma dilatação anormal e enfraquecida em uma artéria. Ele pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum na aorta (a maior artéria do corpo) e no cérebro. Os aneurismas podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas como dor localizada, pulsação anormal e, em casos graves, ruptura, o que pode resultar em hemorragia interna potencialmente fatal. A pressão arterial elevada, tabagismo, histórico familiar e certas doenças genéticas são fatores de risco para o desenvolvimento de aneurismas. Essas são apenas algumas das doenças vasculares mais comuns encontradas na prática clínica. É importante ressaltar que muitas dessas condições podem ser prevenidas ou controladas por meio de mudanças no estilo de vida saudável, como dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, abandono do tabagismo e controle da pressão arterial e do colesterol. Além disso, é fundamental buscar atendimento médico adequado para diagnóstico precoce e tratamento adequado, a fim de evitar complicações graves associadas a doenças vasculares. A importância e como prevenir problemas vasculares: A prevenção é uma parte fundamental do cuidado com a saúde vascular. Existem várias medidas que todos podem adotar para manter a saúde dos vasos sanguíneos em dia, inclusive, algumas já foram citadas. Entre essas medidas estão: adotar uma dieta equilibrada e saudável, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o tabagismo e manter um peso corporal adequado. Como já dito, a saúde vascular desempenha um papel fundamental no bem-estar geral do corpo humano. Os problemas vasculares podem afetar diversas partes do sistema circulatório, comprometendo o fluxo sanguíneo e causando sérios danos à saúde. Nesse contexto, o papel do cirurgião vascular e do tratamento de doenças vasculares tornam-se essenciais para garantir a qualidade de vida dos pacientes. Um dos principais objetivos do tratamento de doenças vasculares é melhorar o fluxo sanguíneo e restabelecer a saúde dos vasos sanguíneos. A angioplastia e a cirurgia de ponte de safena são exemplos de procedimentos realizados pelo cirurgião vascular para restaurar o fluxo adequado de sangue. A angioplastia é um procedimento minimamente invasivo, no qual um cateter é inserido no vaso sanguíneo e um balão é inflado para abrir o vaso obstruído. Já a cirurgia de ponte de safena envolve a criação de um desvio para contornar uma obstrução nas artérias coronárias. Além disso, o tratamento de aneurismas também é uma área de atuação do cirurgião vascular. Um aneurisma é uma dilatação anormal de uma artéria, que pode representar um risco grave de ruptura e sangramento. O cirurgião vascular está preparado para avaliar o aneurisma e determinar a melhor abordagem de tratamento, seja por meio de cirurgia ou técnicas endovasculares. Além disso, o tratamento de aneurismas também é uma área de atuação do cirurgião vascular. Quando se trata de diagnóstico, os cirurgiões vasculares do São Lucas Hospital estão prontos para avaliar a condição dos vasos sanguíneos através de exames detalhados. Esses exames incluem a ultrassonografia doppler, a angiografia e a tomografia computadorizada, entre outros. Com base nos resultados desses exames, os especialistas podem identificar problemas e planejar o tratamento adequado. O tratamento das doenças vasculares pode variar de acordo com a condição específica e a gravidade do caso. Em alguns casos, medidas conservadoras, como mudanças no estilo de vida, podem ser suficientes para melhorar a saúde vascular. No entanto, em situações mais complexas, pode ser necessário um procedimento cirúrgico ou uma intervenção minimamente invasiva. A importância da saúde vascular e o papel do cirurgião vascular no São Lucas Hospital e São Lucas Hospital Ribeirânia No São Lucas Hospital e São Lucas Hospital Ribeirânia, compreendemos a importância desse aspecto da saúde e estamos comprometidos em fornecer serviços médicos na área de cirurgia vascular. E como já dito, nossos cirurgiões vasculares são profissionais preparados, especializados e dedicados ao cuidado dos vasos sanguíneos. Eles possuem a experiência e o conhecimento necessários para diagnosticar, tratar e prevenir doenças vasculares de forma eficaz. Além disso, eles trabalham em estreita colaboração com outras especialidades médicas para oferecer uma abordagem abrangente e multidisciplinar aos nossos pacientes. Nossa equipe médica está comprometida em fornecer um atendimento personalizado e compassivo, fazendo com que você receba o tratamento adequado para seu caso. Lembre-se, cuidar da saúde vascular é fundamental para uma vida saudável. Não ignore os sinais de possíveis problemas vasculares e procure um especialista se tiver alguma preocupação.

10 de agosto

Cirurgia na Cabeça: Procedimentos e equipe qualificada no Grupo São Lucas

A área da cirurgia na cabeça é uma das mais complexas e delicadas da medicina, envolvendo procedimentos neurocirúrgicos especializados destinados a tratar uma variedade de condições cerebrais. No São Lucas Hospital, temos o orgulho de contar com uma equipe experiente em neurocirurgia, pronta para oferecer cuidados de excelência aos pacientes que necessitam de tratamentos neurocirúrgicos avançados. Conheça alguns dos principais procedimentos desta especialidade: Tumores Cerebrais: Um dos principais focos de nossa equipe é o tratamento de tumores cerebrais. Essas massas anormais podem ser benignas ou malignas e requerem abordagens cirúrgicas precisas para sua remoção ou redução, garantindo ao paciente a melhor qualidade de vida possível. Nossos neurocirurgiões possuem o conhecimento e a habilidade necessários para realizar cirurgias de tumores cerebrais de forma segura e eficaz, minimizando os riscos e maximizando os resultados. No São Lucas Hospital, reconhecemos que o tratamento de tumores cerebrais é uma das responsabilidades mais importantes da nossa equipe de neurocirurgiões. Compreendemos a complexidade e a sensibilidade desses procedimentos e, por isso, investimos constantemente em treinamento e atualização de nossos profissionais para fornecer cuidados de excelência. Cada caso de tumor cerebral é único, exigindo uma abordagem personalizada para garantir o melhor resultado para o paciente. Nossos neurocirurgiões realizam uma avaliação minuciosa de cada situação, utilizando exames de imagem e técnicas avançadas para entender a natureza do tumor e sua localização no cérebro. Essa análise detalhada nos permite planejar cuidadosamente o procedimento cirúrgico, identificando as melhores estratégias para remover o tumor ou, em alguns casos, reduzir seu tamanho e aliviar a pressão sobre as estruturas cerebrais adjacentes. Nossos neurocirurgiões têm vasta experiência em cirurgias de tumores cerebrais, o que lhes permite executar os procedimentos com precisão e segurança. Nossos especialistas se empenham em minimizar os riscos associados a esse tipo de procedimento, garantindo uma recuperação mais rápida e uma melhor qualidade de vida para os pacientes. Se você ou um ente querido necessita de cuidados neurológicos especializados, conheça os nossos neurocirurgiões. Pós-operatório: No pós-operatório, nossa equipe mantém um acompanhamento próximo e contínuo dos pacientes submetidos à cirurgia de tumor cerebral. A reabilitação e o cuidado especializado são fundamentais para uma recuperação bem-sucedida. Nossos fisioterapeutas e profissionais de saúde estão preparados para oferecer terapias de reabilitação específicas, com o objetivo de auxiliar os pacientes na recuperação da função cerebral e motora, bem como na adaptação às mudanças que possam ocorrer após o procedimento. Aqui no São Lucas Hospital, temos o compromisso de proporcionar um ambiente acolhedor e humanizado para os pacientes e suas famílias durante todo o processo de tratamento de tumores cerebrais. Entendemos a importância do apoio emocional nesse momento delicado, e nossa equipe está disponível para esclarecer dúvidas, fornecer informações e oferecer todo o suporte necessário para que os pacientes enfrentem essa jornada com confiança e tranquilidade. Aneurismas Cerebrais: No São Lucas Hospital, reconhecemos a gravidade e a urgência no tratamento de aneurismas cerebrais, e nossa equipe de neurocirurgiões é capacitada para lidar com essa condição complexa. Os aneurismas cerebrais podem representar uma séria ameaça à saúde, pois têm o potencial de romper e causar hemorragia cerebral, levando a consequências devastadoras. Nossos especialistas estão familiarizados com uma variedade de abordagens cirúrgicas para tratar aneurismas cerebrais, sendo que a escolha do procedimento mais adequado depende da localização, tamanho e características únicas de cada aneurisma. A utilização de técnicas cirúrgicas avançadas, aliada ao conhecimento aprofundado de nossos neurocirurgiões, nos permite realizar intervenções com a máxima precisão e segurança. Uma das opções disponíveis para o tratamento de aneurismas cerebrais é a embolização endovascular, um procedimento minimamente invasivo que visa bloquear o aneurisma utilizando dispositivos especiais para evitar o rompimento. Essa técnica pode ser realizada sem a necessidade de uma grande incisão cirúrgica, resultando em menor tempo de recuperação e menos riscos para o paciente. Outra abordagem é a cirurgia para oclusão do aneurisma, que envolve a colocação de um clipe cirúrgico ao redor do pescoço do aneurisma para interromper o fluxo sanguíneo e prevenir o rompimento. Essa técnica é especialmente indicada para aneurismas de formato mais complexo ou para aqueles que não podem ser tratados com embolização endovascular. Independentemente do procedimento utilizado, nossa equipe se dedica a oferecer um cuidado especializado e personalizado para cada paciente, garantindo uma abordagem sob medida para o tratamento de aneurismas cerebrais. Nosso foco está na recuperação completa do paciente e na prevenção de complicações futuras. Outro procedimento neurocirúrgico é a neuroendoscopia, uma técnica minimamente invasiva que permite acessar o cérebro por meio de pequenas incisões, reduzindo o risco de danos a estruturas cerebrais adjacentes. Essa abordagem é frequentemente utilizada para o tratamento de hidrocefalia, cistos cerebrais e tumores em áreas de difícil acesso. A neuroendoscopia é uma opção avançada e inovadora em neurocirurgia, que oferece uma série de vantagens em relação a procedimentos cirúrgicos tradicionais. Ao utilizar um endoscópio, um instrumento com uma câmera de alta resolução acoplada, nossos neurocirurgiões conseguem visualizar diretamente as estruturas cerebrais, permitindo uma intervenção precisa e controlada. Essa técnica minimamente invasiva resulta em incisões menores, reduzindo significativamente o tempo de recuperação, o desconforto pós-operatório e os riscos associados à cirurgia. Além disso, a neuroendoscopia evita a necessidade de realizar craniotomias extensas, o que pode ser especialmente benéfico quando o tumor ou a lesão estão localizados em áreas sensíveis do cérebro. A aplicação da neuroendoscopia em casos de hidrocefalia é especialmente notável. Essa condição é caracterizada pelo acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano no cérebro, o que pode levar ao aumento da pressão intracraniana e causar danos às estruturas cerebrais. Por meio da neuroendoscopia, nossos especialistas podem criar um desvio para o líquido, aliviando a pressão e restaurando o equilíbrio adequado. Esse procedimento pode resultar em melhorias significativas na qualidade de vida dos pacientes e na prevenção de danos neurológicos. Além disso, a neuroendoscopia é uma abordagem valiosa para o tratamento de cistos cerebrais e tumores localizados em regiões de difícil acesso. Através das pequenas incisões, os neurocirurgiões podem alcançar as áreas-alvo com precisão, removendo ou tratando a lesão com eficiência. Cirurgia do Nervo Trigêmeo: A cirurgia do nervo trigêmeo é mais uma das especialidades de nossa equipe em neurocirurgia. Essa cirurgia é indicada para pacientes que sofrem de neuralgia do trigêmeo, uma condição dolorosa que afeta o nervo responsável pela sensibilidade do rosto. Nossos neurocirurgiões têm a expertise necessária para realizar procedimentos que aliviam a dor e melhoram significativamente a qualidade de vida desses pacientes. A neuralgia do trigêmeo é uma condição que causa episódios intensos de dor facial súbita e aguda, muitas vezes descrita como uma sensação de choque elétrico no rosto. Esses episódios podem ser desencadeados por atividades cotidianas simples, como falar, mastigar ou tocar o rosto, e podem ser extremamente debilitantes, afetando a capacidade do paciente de realizar atividades diárias. A cirurgia do nervo trigêmeo é uma opção terapêutica para pacientes que não respondem a tratamentos conservadores, como medicamentos para dor. O procedimento busca aliviar a pressão ou irritação do nervo trigêmeo, impedindo a transmissão dos sinais de dor para o cérebro. Existem diferentes técnicas cirúrgicas disponíveis, e nossos neurocirurgiões têm o conhecimento e a experiência necessários para escolher a abordagem mais adequada para cada paciente. Uma das abordagens cirúrgicas comuns é a descompressão microvascular do nervo trigêmeo, na qual o nervo é descomprimido e separado de estruturas circundantes que podem estar causando a compressão. Outra técnica é a radiofrequência, que utiliza calor para destruir as fibras do nervo trigêmeo responsáveis pela dor. É essencial que os pacientes com neuralgia do trigêmeo sejam cuidadosamente avaliados antes de decidir pela cirurgia, pois o procedimento envolve riscos e possíveis complicações. Nossos neurocirurgiões estão comprometidos em oferecer uma abordagem cuidadosa e personalizada para cada caso, discutindo os benefícios e as potenciais limitações da cirurgia com os pacientes, para que possam tomar decisões informadas sobre o tratamento. No São Lucas Hospital, nossa equipe é experiente em realizar a cirurgia do nervo trigêmeo com precisão e segurança. Priorizamos a qualidade de vida de nossos pacientes, buscando aliviar a dor e restaurar a funcionalidade do rosto, permitindo que eles retomem suas atividades diárias com maior conforto e bem-estar. Se você está enfrentando neuralgia do trigêmeo ou qualquer outra condição neurológica que requeira intervenção cirúrgica, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para oferecer a ajuda e o suporte necessários para que você possa recuperar sua saúde e qualidade de vida. Conte com nossa equipe em neurocirurgia para cuidar de você com profissionalismo, compaixão e dedicação em todos os momentos. Malformações arteriovenosas cerebrais (MAVs): Outra área de neurocirurgia são as malformações arteriovenosas cerebrais (MAVs), que são anomalias vasculares raras que ocorrem no cérebro e podem causar sintomas como dores de cabeça intensas, convulsões, déficits neurológicos e até mesmo sangramento cerebral. O tratamento dessas malformações requer uma abordagem cuidadosa e especializada para garantir a melhor resposta ao tratamento e a prevenção de complicações. As técnicas endovasculares envolvem a introdução de cateteres e dispositivos através de uma pequena incisão na pele até os vasos sanguíneos cerebrais, permitindo a embolização da malformação arterial. Essa abordagem minimamente invasiva pode reduzir significativamente os riscos associados à cirurgia convencional, tornando-se uma opção atrativa para alguns pacientes. Para casos mais complexos ou quando a embolização não é adequada, nossos neurocirurgiões podem recorrer à cirurgia convencional para a remoção ou reparação da malformação arterial. Nossos profissionais estão preparados para avaliar cuidadosamente cada caso, discutir todas as opções disponíveis com os pacientes e suas famílias, e realizar o procedimento mais adequado para alcançar os melhores resultados possíveis. É fundamental que os pacientes com malformações arteriovenosas cerebrais sejam acompanhados por uma equipe médica multidisciplinar que inclui neurocirurgiões, neurorradiologistas, neurologistas e fisioterapeutas. Em nosso hospital, valorizamos o trabalho em equipe e a comunicação aberta entre os especialistas, garantindo um cuidado abrangente e integrado para nossos pacientes. Aqui no São Lucas Hospital valorizamos o uso de abordagens minimamente invasivas sempre que possível. Isso permite uma recuperação mais rápida, menor desconforto pós-operatório e menos riscos para os pacientes. Abordagens minimamente invasivas: No São Lucas Hospital, a adoção de abordagens minimamente invasivas é uma parte essencial de nossa filosofia de cuidados. Essas técnicas avançadas são aplicadas sempre que possível, com o objetivo de proporcionar aos pacientes uma experiência cirúrgica mais positiva e uma recuperação mais suave. Uma das principais vantagens das abordagens minimamente invasivas é a redução do tamanho das incisões necessárias durante a cirurgia. Em comparação com as técnicas tradicionais de cirurgia aberta, as incisões são significativamente menores, o que resulta em menos danos aos tecidos circundantes e menos perda de sangue durante o procedimento. Essa redução da agressão cirúrgica também leva a uma recuperação mais rápida para o paciente, permitindo que eles retornem às suas atividades diárias mais cedo do que em procedimentos mais invasivos. Outro benefício notável é o menor desconforto pós-operatório relatado pelos pacientes submetidos a abordagens minimamente invasivas. Com incisões menores, a dor e o desconforto após a cirurgia são geralmente menos intensos. Isso pode ser especialmente significativo para procedimentos neurocirúrgicos, como o tratamento de malformações arteriovenosas cerebrais (MAVs), em que o conforto do paciente é uma prioridade durante todo o processo de recuperação. Além disso, a utilização de abordagens minimamente invasivas também está associada a menos riscos e complicações em comparação com procedimentos mais invasivos. As incisões menores reduzem as chances de infecções e promovem uma cicatrização mais rápida e eficiente, contribuindo para resultados cirúrgicos bem-sucedidos e menos preocupações para os pacientes. No tratamento de MAVs, a aplicação de abordagens minimamente invasivas é uma área de destaque em nossa equipe de neurocirurgiões. Nossa equipe realiza procedimentos delicados com a precisão necessária para tratar efetivamente as malformações arteriovenosas cerebrais, enquanto prioriza o bem-estar e a segurança de nossos pacientes. A importância da especialização em cirurgia na cabeça é inegável, e nossa equipe está comprometida em oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes que necessitam de tratamentos neurocirúrgicos. No São Lucas Hospital, priorizamos a segurança, o conforto e a recuperação dos nossos pacientes, buscando sempre as abordagens mais adequadas e eficazes para cada caso. Se você está em busca de cuidados especializados em neurocirurgia, conte conosco. Nossa equipe está à disposição para fornecer informações, esclarecer dúvidas e oferecer a assistência necessária para garantir que você receba o tratamento adequado e o cuidado compassivo que merece. Sua saúde e bem-estar são nossa principal prioridade.

31 de julho

São Lucas Hospital: Conheça as Especialidades de Traumatologia e Ortopedia em Ribeirão Preto

Se você está em busca de cuidados especializados em Traumatologia e Ortopedia em Ribeirão Preto, o Grupo São Lucas é o que você procura. Nossa instituição médica está comprometida em fornecer um bom atendimento nessas áreas. Traumatologia: Fraturas Ósseas, luxações e traumas esportivos: A especialidade de Traumatologia abrange o diagnóstico e tratamento de lesões traumáticas, como fraturas ósseas, luxações articulares e lesões ligamentares. Nossos especialistas em Traumatologia estão preparados para lidar com uma ampla gama de casos, desde lesões causadas por acidentes e quedas até traumas esportivos. Priorizamos a rapidez e a precisão no diagnóstico, para que possamos iniciar o tratamento o mais cedo possível, garantindo a melhor recuperação para nossos pacientes. As fraturas ósseas são uma das principais áreas de atuação da nossa equipe de Traumatologia. Seja uma fratura simples ou uma lesão mais complexa, nossos especialistas estão preparados para diagnosticar e tratar essas condições de maneira eficiente e precisa. Utilizamos tecnologias avançadas, como imagens por ressonância magnética (IRM) e tomografias computadorizadas (TC), para obter uma visão detalhada das lesões e planejar o tratamento mais adequado para cada caso. As luxações articulares também são uma preocupação comum em casos de traumas. Nossos especialistas estão capacitados para realizar procedimentos de redução e estabilização das articulações, garantindo uma recuperação mais rápida e com menor risco de complicações. Além disso, compreendemos que as lesões ligamentares podem ser bastante debilitantes e requerem tratamentos específicos para promover a cicatrização adequada. Nossa equipe de Traumatologia está preparada para fornecer terapias de reabilitação física e suporte contínuo ao paciente durante o processo de recuperação. Quando se trata de traumas esportivos, estamos cientes das demandas únicas dessas lesões. Nossos especialistas em Traumatologia têm experiência em lidar com atletas e entendem a importância de um retorno seguro e gradual às atividades esportivas após uma lesão. Nossos planos de tratamento são elaborados para garantir uma recuperação completa e uma performance esportiva otimizada. Para garantir uma abordagem abrangente, trabalhamos em estreita colaboração com outras especialidades médicas, como Fisioterapia e Ortopedia, para oferecer um tratamento multidisciplinar e individualizado a cada paciente. Nosso objetivo é não apenas tratar as lesões, mas também promover a prevenção futura de lesões musculoesqueléticas, ajudando nossos pacientes a manter uma vida ativa e saudável. Ortopedia: Tratamento Osteoartrite, tendinite, bursite e lesões ligamentares e musculares Já a Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e condições que afetam o sistema musculoesquelético, incluindo ossos, articulações, músculos, ligamentos e tendões. Nossos especialistas em Ortopedia estão aptos a tratar problemas como osteoartrite, tendinite, bursite e diversas outras condições que podem causar dor e limitações físicas. A Ortopedia é uma especialidade médica de extrema importância, pois abrange uma ampla variedade de condições que podem afetar o sistema musculoesquelético. Nossos especialistas em Ortopedia tem experiência para lidar com uma variedade de problemas, desde lesões traumáticas até doenças degenerativas que podem afetar a qualidade de vida dos pacientes. Um dos principais focos de nossa equipe de Ortopedia é o tratamento de osteoartrite. Essa é uma condição degenerativa das articulações que pode causar dor, inflamação e limitações nas atividades diárias. Nossos especialistas estão preparados para oferecer opções de tratamento, como fisioterapia, medicamentos e, quando necessário, cirurgias para melhorar a mobilidade e aliviar o desconforto dos pacientes. Outra área em que nossos especialistas se destacam é o tratamento de lesões ligamentares e musculares. As lesões nos ligamentos, como o ligamento cruzado anterior no joelho, e as lesões musculares, como as distensões musculares, podem ocorrer em decorrência de acidentes, esportes ou atividades do dia a dia. Nossos especialistas estão preparados para fornecer tratamentos que promovam a cicatrização adequada, restaurando a força e a funcionalidade das estruturas afetadas. A abordagem da nossa equipe de Ortopedia é sempre focada no bem-estar do paciente. Priorizamos o diagnóstico preciso e a elaboração de planos de tratamento individualizados para cada caso. Nossa equipe valoriza a comunicação aberta e transparente com os pacientes, garantindo que eles estejam informados sobre suas condições e as opções de tratamento disponíveis. Além do tratamento: prevenção de lesões Além do tratamento, a prevenção de lesões também é uma parte essencial de nossa abordagem em Ortopedia. Nossos especialistas oferecem orientações sobre como evitar lesões musculoesqueléticas, seja em atividades esportivas, no trabalho ou na vida cotidiana. O cuidado preventivo pode ajudar a reduzir o risco de lesões e a manter a saúde dos ossos e articulações a longo prazo. Para muitas condições musculoesqueléticas, como lesões leves, entorses e dores articulares, a terapia conservadora é muitas vezes suficiente para alcançar resultados positivos. Nossos especialistas em Traumatologia e Ortopedia estão qualificados para prescrever terapias de reabilitação, fisioterapia e outras modalidades de tratamento não invasivas, que podem ajudar a aliviar a dor, melhorar a mobilidade e acelerar a recuperação. A fisioterapia, por exemplo, desempenha um papel crucial em nosso tratamento conservador. Por meio de exercícios terapêuticos e técnicas específicas, os fisioterapeutas trabalham para fortalecer os músculos afetados, melhorar a flexibilidade e a estabilidade das articulações, e também auxiliar na reabilitação após lesões e cirurgias. Essa abordagem ajuda a restaurar a função normal e a evitar o agravamento das condições musculoesqueléticas. No entanto, quando uma abordagem cirúrgica é necessária para alcançar os melhores resultados para o paciente, nossos especialistas estão preparados para realizar procedimentos cirúrgicos, o que nos permite realizar cirurgias ortopédicas com precisão e segurança. Além disso, a abordagem minimamente invasiva tem sido amplamente adotada em nossa prática cirúrgica. Esse tipo de procedimento utiliza incisões menores, o que resulta em menos dor, cicatrizes reduzidas e tempos de recuperação mais rápidos para os pacientes. Procedimentos minimamente invasivos também apresentam menor risco de infecções e complicações pós-operatórias, promovendo uma recuperação mais tranquila e satisfatória. Nossa equipe está empenhada em oferecer uma experiência cirúrgica positiva e confortável para nossos pacientes. Antes de qualquer procedimento cirúrgico, nossos especialistas conduzem uma avaliação detalhada, discutindo com o paciente as opções de tratamento e respondendo a todas as suas perguntas e preocupações. Nosso objetivo é garantir que os pacientes estejam bem informados e se sintam confiantes na decisão do tratamento. Além disso, a reabilitação e acompanhamento pós-cirúrgico são aspectos fundamentais de nosso cuidado. Nossa equipe de fisioterapeutas especializados trabalha em conjunto com os pacientes, proporcionando terapias de reabilitação específicas para ajudá-los a alcançar uma recuperação completa e uma volta segura às atividades diárias. Pós-cirurgia e Reabilitação Acreditamos que a reabilitação pós-cirúrgica é tão importante quanto o próprio procedimento cirúrgico. Nossa equipe de fisioterapeutas desempenha um papel essencial na recuperação e no sucesso dos tratamentos ortopédicos. Após a cirurgia, os pacientes são encaminhados para sessões de fisioterapia individualizadas, projetadas para atender às suas necessidades específicas de recuperação. As terapias de reabilitação têm como objetivo fortalecer os músculos afetados, restaurar a amplitude de movimento das articulações e promover a funcionalidade ideal. Cada sessão de fisioterapia é adaptada de acordo com o tipo de cirurgia realizada, a gravidade da lesão e a condição física geral do paciente. Nossos fisioterapeutas trabalham em estreita colaboração com os pacientes, ensinando exercícios e técnicas de movimento adequados para auxiliar na recuperação. O acompanhamento pós-cirúrgico é contínuo e abrangente. Nossa equipe acompanha de perto a evolução do paciente e faz ajustes no plano de reabilitação conforme necessário. Além disso, fornecemos orientações sobre autocuidado, atividades físicas adequadas e medidas preventivas para evitar futuras lesões. Acreditamos que a reabilitação é uma parte essencial do processo de tratamento ortopédico. Nossa dedicação em oferecer cuidados de qualidade não se limita apenas ao procedimento cirúrgico, mas continua ao longo de todo o período de recuperação do paciente. A prevenção também é uma parte essencial de nossa abordagem. Encorajamos nossos pacientes a adotar hábitos de vida saudáveis, incluindo exercícios para fortalecimento muscular, alongamento adequado, prática de atividades físicas com orientação, e também a evitar fatores de risco para lesões musculoesqueléticas. Acreditamos que a melhor forma de tratar problemas ortopédicos é evitar que eles aconteçam. Por isso, a prevenção desempenha um papel crucial em nossa abordagem de cuidados ortopédicos. Incentivamos nossos pacientes a adotarem um estilo de vida saudável, que inclua a prática regular de exercícios físicos adequados e orientados por profissionais qualificados. Os exercícios para fortalecimento muscular são especialmente importantes, pois ajudam a estabilizar as articulações e prevenir lesões. Nossos fisioterapeutas podem orientar sobre exercícios específicos para cada região do corpo, visando fortalecer os músculos que suportam as articulações mais vulneráveis. Além disso, o alongamento adequado é essencial para manter a flexibilidade das articulações e prevenir a rigidez muscular. Nossos profissionais podem ensinar técnicas de alongamento seguro e eficaz, que podem ser incorporadas à rotina diária. É importante também praticar atividades físicas com orientação e segurança. Para aqueles que praticam esportes, a orientação de profissionais capacitados é essencial para evitar lesões decorrentes de movimentos inadequados ou excesso de esforço. A prática de atividades físicas é fundamental para manter a saúde e o bem-estar, mas é igualmente importante realizar essas atividades com orientação e segurança. A orientação de profissionais capacitados, como educadores físicos, treinadores esportivos ou fisioterapeutas, é essencial para evitar lesões decorrentes de movimentos inadequados ou do excesso de esforço durante a prática esportiva. Profissionais qualificados podem ajudar a criar um programa de treinamento personalizado, levando em consideração o condicionamento físico, as habilidades individuais e os objetivos de cada pessoa. Eles podem orientar sobre a execução correta dos exercícios, o uso adequado de equipamentos de proteção e a importância do aquecimento e alongamento antes das atividades físicas. A prática de esportes sem a devida orientação pode aumentar significativamente o risco de lesões musculoesqueléticas, como entorses, distensões, lesões nos ligamentos ou até mesmo fraturas. Além disso, o excesso de esforço ou treinamento inadequado pode levar ao desenvolvimento de condições crônicas, como a síndrome do overtraining, que pode afetar negativamente o desempenho esportivo e a saúde em geral. Ao contar com a orientação de profissionais capacitados, os praticantes de esportes têm a oportunidade de aprender técnicas adequadas, evitando movimentos prejudiciais e garantindo que seu corpo esteja preparado para as demandas da atividade física. Além disso, esses profissionais podem monitorar o progresso dos indivíduos, ajustando o programa de treinamento conforme necessário e fornecendo recomendações para prevenir lesões. A prevenção de lesões musculoesqueléticas também envolve evitar fatores de risco. Isso pode incluir o uso adequado de equipamentos de proteção, como joelheiras e cotoveleiras, quando necessário, bem como a adoção de posturas corretas no trabalho e em atividades cotidianas. Além de promover a consciência sobre o cuidado com o corpo, a prevenção de lesões musculoesqueléticas também envolve evitar fatores de risco em diversas situações. Isso pode incluir não apenas o uso adequado de equipamentos de proteção, como joelheiras e cotoveleiras, quando necessário, mas também a adoção de posturas corretas no ambiente de trabalho e em atividades cotidianas. É essencial que as pessoas sejam instruídas sobre a importância de realizar pausas regulares em atividades que demandem esforço físico repetitivo, assim como a prática de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para manter a saúde e a flexibilidade das articulações. Além disso, no São Lucas Hospital, reconhecemos a importância da reabilitação física na recuperação de lesões musculoesqueléticas. Por isso, oferecemos serviços de fisioterapia e reabilitação, visando restaurar a funcionalidade e a mobilidade dos pacientes, melhorando sua qualidade de vida e acelerando o retorno às atividades diárias. Nossa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para fornecer um atendimento completo e personalizado, considerando as necessidades individuais de cada paciente. Além disso, o São Lucas Hospital está equipado com instalações modernas e com muita tecnologia, garantindo que nossos pacientes recebam cuidados em um ambiente acolhedor e confortável. Portanto, se você procura por cuidados especializados em Traumatologia e Ortopedia em Ribeirão Preto, conte com o São Lucas Hospital. Nossa prioridade é oferecer o melhor tratamento e cuidado para garantir a sua saúde musculoesquelética e bem-estar geral. Agende sua consulta conosco e confie em nossos especialistas para cuidar de você.

Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política