10/07/2020

10 coisas que você deveria fazer para cuidar dos olhos

Os olhos são órgãos bastante sensíveis e, ao mesmo tempo, muito expostos ao contato, mas, geralmente, só ganham atenção quando aparece algum problema.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio de visão, sendo que muitos poderiam ser evitados com rotinas simples.

Portanto, o ideal é cultivar alguns hábitos que mantêm a saúde dos olhos e até mesmo evitam que se agravem problemas pré-existentes.

Selecionamos algumas dicas capazes de prevenir problemas oculares e garantir uma boa visão. Confira!

 

  1. Faça uma boa higienização

Uma vez por dia, pelo menos, higienize a área em volta dos olhos. Limpe as pálpebras, os cílios e os cantos, removendo as impurezas e secreções. Isso evita coceiras incômodas capazes de causar irritação ou até mesmo uma conjuntivite.

 

  1. Evite coçar os olhos

Esse hábito instintivo e que parece inofensivo, na verdade, é prejudicial. Esfregar os olhos com frequência pode resultar em problemas oculares, pois a estrutura é muito frágil e a pressão exercida na área pode provocar lesões e doenças mais graves.

 

  1. Proteja os olhos do sol

Os óculos de sol ajudam a proteger a retina das radiações solares e de uma série de problemas de visão, inclusive a catarata. Na hora de comprá-los, garanta-se de que as lentes protegem a visão contra os raios ultravioletas.

 

  1. Tenha cuidado com o que coloca nos olhos

Lentes de contato, cosméticos e colírios podem trazer complicações à visão. Fique atento à qualidade do produto e à correta higienização, ao prazo de validade e ao armazenamento desses produtos para evitar riscos de infecções.

 

  1. Dê descanso para seus olhos

A lubrificação do globo ocular é um fator essencial para a saúde dos olhos. Portanto, diante da tela do computador ou do celular, procure piscar com maior frequência e faça pausas constantes. Para evitar a fadiga ocular, também é importante dormir bem, assim os olhos recuperam as energias.

  1. Modere o consumo de açúcar

O consumo desmedido de açúcar prejudica o organismo de modo geral e também pode causar problemas à visão, principalmente em quem tem diabetes, que pode desencadear a retinopatia diabética e, consequentemente, uma hemorragia interna e até mesmo uma cegueira reversível.

 

  1. Pare de fumar

O consumo do cigarro faz mal para todo o organismo e também está associado a alguns problemas de visão porque as toxinas prejudicam a circulação sanguínea.

As complicações podem resultar em degeneração macular, catarata e danos no nervo óptico, capaz de causar cegueira irreversível ao fumante.

 

  1. Pratique atividades físicas regularmente

A prática regular de atividades físicas é fundamental para fazer a prevenção de doenças sistêmicas, como o diabetes, a hipertensão e a alta do colesterol, que estão relacionados à saúde dos olhos. Além de prevenir esses problemas, as atividades físicas melhoram o funcionamento do coração e ativam a circulação sanguínea. Assim, os nutrientes e o oxigênio chegam com mais facilidade ao globo ocular, garantindo a sua boa saúde.

 

  1. Invista em uma alimentação saudável

Adotar uma alimentação saudável, pobre em açúcares, carboidratos refinados, sódio e gordura, evita as doenças sistêmicas e, consequentemente, os problemas oculares relacionados a elas, como a retinopatia diabética e a hipertensiva. Estar acima do peso, somado a uma má alimentação, impede as vitaminas que previnem os prejuízos celulares de chegar aos olhos, causando danos à visão.

 

  1. Esteja em dia com o oftalmologista

Agende regularmente uma consulta para realizar exames preventivos.  Algumas doenças oculares crônicas, como glaucoma, degeneração macular e retinopatia diabética, normalmente, não apresentam sintomas nos estágios iniciais, portanto, a melhor forma de detecção é mesmo através de exames preventivos. Em caso de qualquer disfunção, quanto mais rápido o tratamento for feito, melhor será o resultado.

 

No seu dia a dia, quais desses cuidados fazem parte da sua rotina? Deixe um comentário e conte como você cuida da saúde dos seus olhos!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade