31/05/2020

10 passos para largar o cigarro

Todo mundo sabe que fumar faz mal à saúde. Quase todos sabem também que não é fácil largar o cigarro, já que suas substâncias, principalmente a nicotina, causam dependência.

Também não existe uma regra única que possa ser aplicada para todos que querem parar de fumar. Tanto que muita gente tenta, mas não consegue.

Fato é que se trata de uma batalha individualizada. Cada pessoa desenvolve seu próprio conjunto de estratégias para se livrar do vício e enfrentar melhor os primeiros dias sem fumar, evitando recaídas.

A seguir, estão algumas sugestões para quem pretende abandonar o cigarro e ter uma vida mais saudável:

 

  1. Faça exercícios

A atividade física diminui o apego com o tabaco, pois libera serotonina e endorfina, que dão sensação de bem-estar e abrandam a ansiedade. Por isso, reserve tempo para um exercício diário regular, seja uma caminhada, uma corrida, um tempo na esteira ou na bicicleta ergométrica, natação ou mesmo práticas relaxantes, como a ioga, por exemplo.

 

  1. Tenha uma alimentação saudável

Ter sempre pequenas porções de alimentos, de preferência não muito calóricos, é uma boa tática para combater a ansiedade. As gomas de mascar também podem ser aliadas na hora em que a ansiedade bate. Priorize as opções sem açúcar.

 

  1. Beba água

Beber bastante água durante o dia é fundamental, pois isso fará você se sentir melhor. Sempre que pensar em acender um cigarro, tome um copo de água. O ideal é manter uma garrafinha sempre por perto para não ter desculpas.

 

  1. Evite as tentações

Limitar as possibilidades de acesso ao cigarro é muito importante. Evite ficar no mesmo ambiente com pessoas que fumam e tire maços e isqueiros de perto para não cair em tentação sem perceber. Também é importante avisar às pessoas próximas sobre a sua decisão, assim, elas podem ajudar a impor esses limites.

 

  1. Fuja do álcool

Está comprovado que beber dá vontade de fumar, então é melhor não iniciar o processo porque o álcool promove facilmente a recaída. Se separados eles são maléficos, juntos são ainda piores.

  1. Foque nos pontos positivos 

É simples e surte efeito: fique atento aos benefícios que você terá com isso. Quando se para de fumar, o olfato, o paladar e a respiração melhoram, proporcionando mais qualidade de vida. Até a pele fica mais bonita.

 

  1. Encontre distrações

A vontade é passageira, durando de dois a dez minutos. Nesse intervalo, distraia-se em outra atividade, seja bebendo uma água, chupando uma bala ou fazendo exercícios de respiração. Concentrar-se em atividades prazerosas também ajuda a não desviar o foco.

 

  1. Faça as contas

Mexer no bolso é uma boa opção. Guarde o dinheiro que você gastaria com o cigarro todos os dias e conte no fim da semana para ver quanto economizou. Use o saldo para fazer algo que proporcione prazer. Será gratificante!

 

  1. Tente terapia

Buscar ajuda psicológica e fazer uma terapia para aprender a lidar com essa nova situação também é bastante recomendado, assim como buscar a ajuda de outros profissionais de saúde. Eles poderão expor todos os ganhos de uma vida saudável e traçar estratégias para isso.

 

  1. Tenha paciência

Não é fácil deixar a dependência química. O corpo sente falta e reage com ansiedade, irritabilidade, falta de concentração, sonolência, insônia, entre outros sintomas. Porém, é uma fase passageira, que geralmente dura entre um e três meses.

 

Com essas dicas, é possível desenvolver sua própria estratégia e começar agora mesmo a luta contra o cigarro. Como já foi dito anteriormente, não é fácil abandonar o vício, mas com algumas medidas e muita persistência, é possível.

Você já passou por essa experiência ou conhece alguém que está vivenciando isso? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais! Elas podem ajudar você mesmo ou alguém próximo a se livrar do hábito de fumar.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade