29/09/2020

5 dicas para cuidar do coração

No mundo todo, as doenças do coração estão entre as principais causas de morte. No Brasil, não é diferente: elas são responsáveis por mais de 30% das mortes ocorridas todo ano no país, de acordo com o Ministério da Saúde.

Nesse cenário, a hipertensão arterial e a obesidade são as maiores vilãs quando o assunto é a saúde do coração. Por isso, os fatores genéticos e o estilo de vida estão diretamente ligados a essas estatísticas.

Se, por um lado, os dados assustam e preocupam, por outro, a informação traz um viés positivo: cuidar da saúde pode fazer toda a diferença para o bom funcionamento do coração. A seguir, listamos hábitos e atitudes que contribuem para isso.

  1. Tenha uma rotina de exercícios físicos

Uma das formas mais eficientes de cuidar do coração é incluir atividades aeróbicas na rotina. O coração é um músculo que precisa trabalhar e, por isso, é fundamental que ele se exercite. Isso ajuda no controle da pressão arterial, no peso e nos níveis de colesterol. A Organização Mundial da Saúde recomenda fazer entre 75 e 150 minutos de atividades moderadas por semana, ou seja, 20 minutos por dia são suficientes para que o coração trabalhe com mais eficiência e o sangue flua melhor.

  1. Junte a fome com a vontade de viver

No dia a dia, priorize hábitos alimentares saudáveis, dando preferência a alimentos antioxidantes e com fibras, como frutas e vegetais, e ricos em potássio, como laranja, banana e tomate, que ajudam a manter a pressão arterial. Aumente a ingestão de gorduras vegetais como óleo de canola, abacate e ômega 3, presente em peixes como atum e salmão. Evite refeições que carregam nas gorduras trans, saturadas, colesterol e sódio. Aliás, evitar o sal é a maior recomendação dos cardiologistas para a saúde do coração. O mesmo vale para o açúcar: lidar com ele e com os alimentos ricos em carboidratos é fundamental na luta contra a cardiopatia. Diabéticos podem até dobrar o risco de ataque cardíaco ou Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, beba muita água, pois o corpo hidratado ajuda o coração a bombear sangue com mais facilidade.

  1. 3. Busque informações no seu histórico familiar

Como há muitos fatores genéticos envolvidos no funcionamento do coração, é importante conhecer seu histórico familiar e agir a favor da prevenção. Fazendo um acompanhamento médico adequado, você terá informações sobre a sua pressão, o colesterol, os níveis glicêmicos, a frequência cardíaca e o índice de massa corporal, entre outros dados importantes. Isso vai ajudá-lo a ficar em dia com a saúde do coração.

  1. Não se estresse

O estresse vai, aos poucos, minando a saúde, podendo provocar doenças como colesterol alto, hipertensão, diabetes e altos níveis de triglicérides. Isso acontece porque a ansiedade provocada por ele libera no organismo o cortisol, hormônio responsável pelo aumento da concentração de glicose no sangue. O estresse crônico pode, inclusive, influenciar comportamentos de risco, como tabagismo, alcoolismo e maus hábitos alimentares. Por isso, mesmo que a rotina seja estressante, busque formas de se distrair, relaxar e praticar atividades prazerosas.

  1. Durma bem

Um dos segredos para um coração saudável é manter boas noites de sono. Dormir bem, além de melhorar o metabolismo, ajuda na disposição e previne doenças crônicas. Um sono reparador é essencial na reposição das energias gastas durante o dia. Para um sono tranquilo, priorize locais silenciosos e bem escuros, tente acordar sempre no mesmo horário, fazendo disso uma rotina, e faça exercícios físicos pelo menos quatro horas antes de dormir para que a adrenalina não atrapalhe o sono. Também é importante evitar o consumo de bebidas estimulantes após as 18 horas, levar a tecnologia para a cama e dormir com fome porque isso pode provocar insônia.

Entendeu a importância que os hábitos de vida saudáveis têm no controle das doenças do coração?  A nossa dica é que você coloque tudo isso em prática e faça acompanhamento regular com um cardiologista.

Gostou deste conteúdo? Aqui no blog tem muito mais dicas de saúde para você. Não deixe de conferir!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade