03/11/2020

5 dicas para prevenir o diabetes

O diabetes está entre as doenças crônicas mais incidentes no país. De acordo com o Ministério da Saúde, afeta 7,4% da população.

A doença ocorre quando há excesso de açúcar (glicose) no sangue, ou seja, uma elevação na glicemia. Isso pode acontecer por dois motivos: o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou o corpo não consegue utilizá-la adequadamente (diabetes tipo 2).

O diabetes tipo 1 surge na infância ou na adolescência e tem origem familiar, não podendo ser prevenido. Já o diabetes tipo 2, que corresponde a mais de 90% dos casos,  atinge principalmente pessoas acima dos 45 anos.

O tipo 2 também apresenta influência genética, mas seu desenvolvimento está diretamente relacionado a fatores como sobrepeso, sedentarismo e alimentação inadequada. Neste caso, é possível prevenir a doença, adotando um estilo de vida saudável.

Confira, a seguir, algumas medidas que podem ser adotadas para a prevenção da doença, seja diminuindo o risco do diabetes ou reduzindo a velocidade que ele se desenvolve.

  1. Tenha uma alimentação saudável

É muito importante reduzir o açúcar na alimentação. Por isso, evite o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos processados, como farinha branca, doces e refrigerantes. Porém, esta não é a única atitude. O ideal é dar preferência aos grãos e cereais integrais, a fontes de proteínas magras, como aves, peixes e carne vermelha com pouca gordura, além de consumir diariamente alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais, como verduras, legumes e frutas.

  1. Pratique atividade física regularmente

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o diabetes, pois favorece o excesso de peso e o acúmulo de gordura corporal. Por isso, a atividade física regular é fundamental. A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda a prática de exercícios aeróbicos moderados durante 150 minutos por semana, o que equivale à meia hora de exercícios cinco vezes por semana. Para as crianças e adolescentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) indica fazer pelo menos 60 minutos de atividade física todos os dias.

  1. Evite o álcool e o cigarro

Diversos estudos relacionam o consumo de álcool ao aumento do risco para o diabetes e outras doenças, como a hipertensão e os problemas cardiovasculares. As bebidas alcoólicas contêm as chamadas calorias vazias, ou seja, são bastante calóricas, mas não suprem as necessidades nutricionais do organismo. Já o cigarro pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 de 30% a 40% por promover o ganho de peso, aumentar as taxas de cortisol e estimular a formação de radicais livres. Além disso, a nicotina afeta diretamente a secreção de insulina por prejudicar a atividade das células do pâncreas.

  1. Mantenha um peso saudável

Embora o diabetes também possa acometer pessoas magras, o excesso de peso é um dos principais fatores para o desenvolvimento do tipo 2 da doença porque a gordura pode se acumular em órgãos abdominais e músculos, o que aumenta a resistência do corpo à ação da insulina e eleva as taxas de glicose, sobrecarregando o pâncreas. Por isso, é muito importante ficar atento, principalmente quando a gordura se concentra em torno da cintura.

  1. Controle as horas de sono

Dormir de sete a oito horas por dia é fundamental para recuperar as energias e também para prevenir o diabetes. Uma hora a menos de sono aumenta o risco de diabetes tipo 2 em 9%, enquanto uma hora a mais leva a um aumento de 14%. Nesta conta, estão envolvidos diversos fatores biológicos relacionados à privação de sono, como a diminuição na tolerância à glicose, o aumento da resistência à insulina e o favorecimento da obesidade.

Enfim, mesmo que o diabetes tenha um forte componente genético e não possa ser totalmente evitado, o estilo de vida é fator de extrema importância para o seu desenvolvimento.

Vale lembrar que o diabetes é uma doença silenciosa, que pode se desenvolver sem apresentar sintomas. Então, toda atenção é pouca e manter uma rotina de consultas médicas é essencial para receber orientações adequadas.

Você mantém uma rotina de cuidado com a sua saúde? Deixe um comentário e conte para a gente o que faz para manter uma vida saudável.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade