11/11/2020

7 alimentos que ajudam no emagrecimento

Existem diversas variáveis envolvidas no processo de emagrecimento. Entre elas, está a forma como o metabolismo reage, a maneira como o corpo é exercitado e, principalmente, a dieta seguida.

Por isso, priorizar alimentos que proporcionam benefícios para o corpo e ainda facilitam a perda de peso é uma ótima estratégia.  Antes de tudo, valorize a alimentação saudável e restrinja o consumo de doces, frituras e alimentos processados.

Depois, escolha alimentos que ajudam a emagrecer, ou seja, aqueles que melhoram o trânsito intestinal, combatem a retenção de líquidos, aceleram o metabolismo ou ajudam a queimar calorias.

A seguir, listamos 7 alimentos que podem ajudar nesta tarefa. Confira!

  1. Ovo

Que o ovo oferece proteínas de alto valor biológico, muita gente já sabe. As proteínas estão presentes na clara e são necessárias para a síntese e a recuperação muscular. O que poucos sabem é que estudos recentes indicam que quem começa o dia comendo ovos não apenas ingere menos calorias ao longo do dia, como também perde significativamente mais gordura corporal. Além disso, a gema carrega itens essenciais ao organismo, como as vitaminas A, E e D e a gordura predominante é do tipo monoinsaturada, considerada uma “gordura boa”.

  1. Aveia

Considerada um alimento funcional pela concentração de fibras solúveis, a aveia consumida regularmente está relacionada à perda de peso, já que o cereal tem digestão lenta, proporcionando maior tempo de saciedade. Ela também está relacionada ao melhoramento do funcionamento intestinal e à diminuição do LDL, o famoso colesterol ruim. Outras fontes de fibra muito recomendadas são o farelo de trigo, a linhaça, a chia e a quinoa.

  1. Gengibre

Uma substância encontrada no gengibre, chamada zingiberina, aumenta em até 20% o metabolismo por estimular a queima energética. Essa aceleração do metabolismo, porém, só representa perda de peso se for aliada à prática regular de exercícios e à alimentação saudável, já que o gengibre aumenta a lipólise, mas não a oxidação da gordura. Repleto de agentes terapêuticos, o gengibre também tem ação bactericida e aperfeiçoa o desempenho dos sistemas digestivo, respiratório e circulatório.

  1. Canela

Esse condimento é capaz de causar um efeito termogênico no organismo, podendo aumentar o metabolismo e o processo de queima de gordura corporal. Além disso, a canela ajuda a reduzir os picos de açúcar no sangue, aumentar a sensibilidade à insulina e diminuir a resistência a ela, o que também favorece a perda de peso. Outros alimentos que possuem propriedades termogênicas são o gengibre, a pimenta vermelha, o café e o chá de hibisco.

  1. Leguminosas

Leguminosas como feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico apresentam quantidade positiva de proteínas, o que contribui para que o corpo queime calorias.  Além disso, são alimentos muito completos que apresentam diversos benefícios para a saúde, como a diminuição da absorção de colesterol, a sensação de saciedade e a manutenção de níveis estáveis de glicemia.

  1. Berinjela

Além de ser um alimento com poucas calorias – 100 gramas possuem apenas 24 calorias –, a berinjela também é rica em fibras, ajudando no bom funcionamento do intestino, no combate ao mau colesterol e à má digestão, produzindo sensação de saciedade. A berinjela também possui saponina, que auxilia na quebra das moléculas de gordura e impede sua absorção pelo organismo. Composta por 92% de água, ainda é rica em vitaminas e minerais, ajudando a combater a retenção de líquidos.

  1. Limão

O limão tem poucas calorias e é rico em vitamina C, um antioxidante que funciona como um detergente de impurezas e gorduras. Na casca dele, estão óleos essenciais com potencial de descongestionar o fígado e estimular o metabolismo. O morango e a pera também são frutas pouco calóricas, com boas propriedades e ricas em fibras, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a sensação de saciedade e melhorar do trânsito intestinal.

Agora que você já sabe quais são os alimentos que ajudam a emagrecer, comece a incluí-los em sua rotina. Lembre-se de comer devagar, pois melhora a sensação de saciedade e influencia no consumo menor de alimentos.

Também não esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Outras pessoas podem gostar das informações que estão aqui!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade