16/12/2020

7 dicas para manter a forma nas festas de fim de ano

Dezembro chega e, com ele, iniciam-se também as festas de confraternização. Mesmo com as medidas restritivas por conta da pandemia, algumas reuniões acontecem e um dos desafios é manter a forma neste período.

Afinal, são muitas as tentações durante esses encontros, principalmente nos almoços e ceias de Natal e Ano Novo. Somado a isso, muitas vezes, os exercícios físicos são deixados de lado porque o tempo é tomado pelos preparativos das festas.

Enfim, não é fácil manter a linha, mas, existe uma atitude capaz de ajudar: praticar a moderação. Quando ela entra em cena, é possível evitar os excessos, sem passar vontade de receitas típicas ou mesmo se privar da companhia de pessoas queridas.

A seguir, compartilhamos algumas dicas para que você possa aproveitar as festas de fim de ano da melhor maneira possível, sem comprometer os ganhos conquistados ao longo do ano.

  1. Mantenha o equilíbrio

É possível provar todas as receitas típicas dessa época, mas fique de olho na quantidade para manter o equilíbrio. Lembre-se de uma dica de ouro: o segundo pedaço tem o mesmo gosto que o primeiro. Então, invista em pequenas porções e não queira comer tudo de uma vez.

  1. Faça boas escolhas

Evite os petiscos mais calóricos como queijos gordos, salames e azeitonas, por exemplo, e dê preferência para as castanhas, frutas secas e torradas. Prefira as carnes magras, como do peru e do chester. Elas são mais leves, menos calóricas e ajudam a manter a massa magra, por conta da boa quantidade de proteína.

  1. Conserve seu planejamento alimentar

Se você manteve uma rotina de alimentação durante todo o ano, com refeições bem distribuídas, não é no fim do ano que isso deve mudar. Siga a sua rotina de alimentação e tente manter o controle ao longo do dia até o momento do evento. Também é importante não pular refeições esperando a hora da ceia. Chegar à mesa morrendo de fome é caminho certo para os exageros.

  1. Controle-se na hora da sobremesa

A sobremesa é um momento convidativo para o desequilíbrio. O problema é que, muitas vezes, esses alimentos são vazios, ou seja, têm sabor agradável, mas alto índice de gorduras e poucos nutrientes.  Dê preferência às frutas da época, como lichia, figo, cereja e ameixa.

  1. Beba com moderação

Lembre-se que 1g de álcool possui 7 kcal, ou seja, uma lata de cerveja ou uma taça de vinho tinto têm cerca de 150 kcal. Portanto, não beba desenfreadamente e reserve a taça de espumante para a hora do brinde.  Também é importante intercalar a ingestão de bebida alcóolica com água.

  1. Tenha cuidado com as sobras

Nessa época, a palavra exagero aparece com frequência, inclusive, na quantidade de pratos preparados para as ceias e almoços, que acabam resultando nas sobras. Isso representa um perigo, pois a comilança pode se estender por um ou dois dias após a festa. Então, o controle começa bem antes da festa acontecer e segue depois dela.

  1. Não esqueça os exercícios

Encontre um horário para realizar exercício físico. Parar de repente com as atividades pode causar perdas importantes de condicionamento e reflexos na forma atual. Além disso, como o consumo de comida e bebida aumenta, é interessante aumentar o gasto calórico também. Portanto, reserve alguns minutos durante a semana para fazer caminhadas, andar de bicicleta ou mesmo jogar bola com as crianças. O importante é não ficar parado por muito tempo.

Agora que você já sabe como manter a forma nas festas de fim de ano, pode aproveitar sem culpa esses momentos de descanso, harmonia com a família e celebrações.

Compartilhe esse conteúdo com outras pessoas. Desta forma, elas também serão envolvidas nessa corrente saudável e terão um fim de ano equilibrado.16

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