Dores de estômago, azia, prisão de ventre e inchaço são alguns sinais indicativos de que a saúde digestiva não vai bem.
Algumas doenças do aparelho digestivo são a gastrite, o refluxo, a intolerância à lactose e as doenças inflamatórias intestinais, entre muitas outras. A ocorrência mais grave pode ser um câncer, de vários tipos, sendo o colorretal o mais frequente.
A prevenção é a melhor maneira de diminuir os índices de complicações na saúde digestiva. Para isso, é fundamental manter um estilo de vida saudável e uma alimentação adequada.
A Organização Mundial de Gastroenterologia definiu 29 de maio como o Dia Mundial da Saúde Digestiva para orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.
Confira algumas dicas que contribuem com a saúde digestiva:
-
Coma mais frutas, legumes e verduras
Abacate, banana, espinafre e gengibre, por exemplo, são excelentes aliados da saúde digestiva. As verduras e os legumes devem constar nas refeições principais e as frutas são boas alternativas para os lanches da manhã e da tarde. A boa hidratação é igualmente importante, pois é pela urina e pelo suor que o organismo expele as toxinas nocivas.
-
Cuidado com o cafezinho
Modere no cafezinho e nos refrigerantes. Apesar de apresentar inúmeros benefícios, o café é uma bebida ácida e pode prejudicar a saúde digestiva. Os refrigerantes também são ácidos e devem ser evitados. Os chás são alternativas interessantes e mais benéficas. Os de hortelã e de gengibre, por exemplo, ajudam a regular a acidez do estômago.
-
Evite excessos
Condimentos, gorduras, frituras e alimentos processados são extremamente prejudiciais e, portanto, devem ser consumidos com bastante moderação. São exemplos de alimentos processados as carnes defumadas, aqueles preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre, as frutas em calda e frutas cristalizadas, os extratos ou concentrados de tomate, sardinha e atum enlatados, entre diversos outros.
-
Fique atento a seus hábitos
Higienize bem os alimentos, evite tomar líquidos enquanto come, melhore a mastigação, não coma e se deite logo na sequência e evite excessos alimentares, principalmente à noite.
-
Inclua os probióticos na dieta
Esses suplementos contêm micro-organismos vivos com a capacidade de gerar efeitos benéficos, como melhorar a absorção de nutrientes, fortalecer o sistema imunológico e ainda ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável. Boas escolhas são o iogurte desnatado e o kefir.
-
Pratique atividade física
Fazer uma caminhada, uma corrida ou outro tipo de exercício é fundamental para estimular o metabolismo e manter os alimentos em movimento através do sistema digestivo, reduzindo a prisão de ventre. Além disso, os exercícios físicos ajudam a manter um peso saudável, o que também é bom para a saúde digestiva.
-
Menos estresse
O excesso de nervosismo e a ansiedade comprometem o bom funcionamento do organismo, provocando desde dor de estômago até prisão de ventre. Esses vilões podem fazer com que o sistema digestivo trave, pois sua regularidade depende também de fatores emocionais.
Ao notar qualquer sintoma, o recomendado é procurar um médico imediatamente e evitar a automedicação.
Você gostou desse conteúdo? Nosso blog têm diversas outras dicas que ajudam a cuidar melhor da sua saúde. Não deixe de conferir!