A hipertensão – ou pressão alta, como também é conhecida – é a responsável por 80% dos derrames, 40% dos infartos e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As pessoas hipertensas também têm maior propensão para apresentar alterações na visão e impotência sexual.
A doença está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo todo. Com o afunilamento das artérias, o coração precisa bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Desta forma, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença atinge 1 em cada 4 adultos no país, ou seja, 25% da pessoas adultas têm pressão alta no Brasil. Na população acima de 60 anos, esse número salta para 50%.
Apesar de apresentar taxas mais baixas, as crianças também podem ser acometidas pela hipertensão. Ela está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.
Na maior parte dos casos, a hipertensão não tem uma causa conhecida, mas há muitos fatores que podem ser responsáveis, como a hereditariedade, a idade, a raça, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o estresse e o uso de bebidas alcoólicas.
A hipertensão também pode ser causada por outras doenças ou pelo efeito de medicações.
Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Quando dormimos ou estamos relaxados, geralmente, os valores caem. Quando estamos agitados, estressados ou realizando atividade física, os valores sobem.
É considerada hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg).
Na maioria das vezes, a hipertensão só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta demais ou de repente. Algumas pessoas, no entanto, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, dor no peito e tontura, entre outros sinais de alerta.
Alguns hábitos de vida contribuem para manter estáveis os níveis da pressão arterial:
-
Faça uma dieta equilibrada
Adote uma dieta rica em frutas, cereais integrais e laticínios com baixo teor de gordura. Desta forma, você consome menos sódio e mais potássio, cálcio e magnésio, nutrientes necessários para baixar a pressão.
-
Consuma sal com moderação
O sal é um mineral importante para o organismo, mas deve ser ingerido com moderação. Os alimentos processados, que contêm mais sal, também devem ser evitados.
-
Não se estresse
O estresse pode aumentar a pressão arterial. Para controlá-lo, é importante fazer atividade física, adotar técnicas de relaxamento e até mesmo fazer terapia.
-
Não fume
Entre outros danos que proporciona ao organismo, o cigarro diminui a dimensão das artérias, o que dificulta ainda mais a circulação do sangue.
-
Faça acompanhamento médico
A hipertensão é uma doença crônica e suas complicações podem ser prevenidas com mudanças no estilo de vida e o uso de medicamentos anti-hipertensivos. Se a doença for diagnosticada, siga as indicações do médico e tome os remédios rigorosamente nos horários prescritos.
Atento a essas informações, você está ciente das complicações que a doença causa e pode adotar um estilo de vida saudável e manter os valores da pressão arterial sob controle.
Se esse conteúdo foi importante para você, ele pode ser útil para outras pessoas também. Compartilhe em suas redes sociais!