Conviver com os animais é uma relação que proporciona muito além de alegria e bem-estar. Existe uma grande influência dos animais de estimação na vida – principalmente na saúde – das pessoas.
Esses benefícios são fundamentais para uma boa saúde mental e emocional, além das vantagens que podem proporcionar ao corpo. A influência dos pets é tanta que eles estão colaborando até para a recuperação de pacientes em casos clínicos.
O melhor de tudo é que são ações simples que proporcionam esses benefícios, seja levando o pet para um passeio, treinando o animal ou simplesmente curtindo a sua companhia.
Quer saber mais sobre a influência dos animais na vida das pessoas? Continue acompanhando esse conteúdo e veja o que os pets podem fazer pela nossa saúde:
- Controlar o estresse
A interação entre pessoas e animais eleva a sensação de alegria, conforto, tranquilidade e bem-estar, podendo naturalmente diminuir o nível do cortisol no corpo. O cortisol é conhecido como “hormônio do estresse”, pois está relacionado ao estado de alerta e, quando atinge níveis elevados, causa diversos problemas à saúde.
- Atuar contra a depressão
Os sintomas da depressão são relacionados ao isolamento, à falta de iniciativa, à perda de amor próprio e aos outros. Portanto, estar em uma relação de afeto e ser estimado combate diretamente o estado depressivo. Além disso, passar parte do dia com um animal estimula a produção de ocitocina, prolactina e serotonina, hormônios que melhoram o humor.
- Incentivar o emagrecimento
Mesmo que pareça pouco, uma pequena caminhada uma vez ao dia representa um ganho na sua saúde e na do seu cão. De acordo com estudo do Instituto Nacional de Saúde (NHI), dos Estados Unidos, os responsáveis pela saída diária são menos propensos à obesidade, se comparados com quem não possui animal de estimação.
- Curar a solidão
É quase impossível se sentir sozinho com um pet. Ele sempre reconhece o dono e fica feliz com a sua presença. Por isso, os animais de estimação ajudam a espantar a solidão e podem ser uma excelente companhia, proporcionando a sensação de segurança e de afeto.
- Fazer bem para o coração
Segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, criar um pet colabora na prevenção de ataques do coração e outras doenças cardiovasculares. Isso porque o convívio ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides.
- Combater asma e alergias
Crianças criadas em contato com animais de estimação têm mais resistência ao desenvolvimento de asma e de alergias. Com a convivência, principalmente com gatos, elas desenvolvem um sistema imunológico mais forte, driblando esses problemas.
- Impulsionar a socialização
O convívio social é muito importante para a saúde mental e a estimulação criada pela rotina de levar para passear, propiciar atividades recreativas ou mesmo conversar sobre os pets faz com que a socialização seja mais prazerosa do que a reclusão.
- Estimular a responsabilidade
Ao decidir ter um animal de estimação, é preciso entender que haverá uma série de responsabilidades para com ele em uma rotina diária de alimentação, cuidados, higiene, exercícios, entre outras ações. Pessoas que têm problemas com tarefas e disciplina, depressivas e também as crianças são estimuladas a abraçar essa responsabilidade.
- Incentivar a recuperação
Os pets estão colaborando para a recuperação de pacientes dos mais variados casos clínicos. A Terapia Assistida por Animais (TAA) consiste em tratamentos na área da saúde em que um animal é co-terapeuta e auxilia o paciente a atingir os objetivos propostos para o tratamento.
- Trazer a felicidade
Cientificamente, as relações de afeto, cuidado e sensibilidade aumentam os níveis de oxitocina que estimulam, por sua vez, a produção de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e alegria. Ter um pet também estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções, por isso, a troca entre humanos e animais é tão importante para a vida das pessoas.
Você sabia que o contato com animais poderia trazer tanta felicidade, saúde e longevidade? Comente aqui os benefícios que sente na relação com seu pet!