14/06/2020

Saiba tudo sobre a doação de sangue

O sangue é um composto de células que leva oxigênio a cada parte do corpo, defende o organismo de infecções e participa da coagulação, entre outras funções. Desta maneira, é impossível viver sem sangue e também é impossível substituí-lo.

Por isso, é tão importante que as pessoas saudáveis doem sangue: elas podem salvar a vida de alguém que está precisando.

O Ministério da Saúde reforça periodicamente a importância da cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue para que os estoques sejam mantidos abastecidos, disponíveis sempre que alguém precisar.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Vale lembrar que a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação é imediatamente após a doação.

Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

 

Quem precisa de sangue?

Todo mundo, mas precisam de doação pessoas com doenças crônicas graves, como doença falciforme e talassemia, pacientes feridos em situações de emergência ou calamidades e também quem se submete a determinados procedimentos e intervenções médicas.

 

Quem pode doar?

Pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 kg. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Aos demais, é necessário apenas apresentar documento oficial com foto. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só podem doar sangue se já tiverem feito isso antes dos 60 anos.

 

Quem não pode doar?

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Esse também é o caso de quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses, assim como quem passou por transfusão de sangue no último ano. Quem fez exames ou procedimentos com utilização de endoscópio também deve esperar seis meses para doar.

 

Estão impedidos definitivamente de doar sangue os usuários de drogas ilícitas injetáveis, quem já teve malária, quem passou por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade e também quem teve doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, AIDS, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas.

 

Como doar sangue?

Para doar, basta procurar as unidades de coleta de sangue para checar se você atende aos requisitos necessários e que não tem nenhum impeditivo temporário ou definitivo.

Além de estar em bom estado de saúde, para doar sangue é preciso estar alimentado (evitando alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

 

O doador corre algum risco?

Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

 

Quanto tempo leva o procedimento?

O procedimento todo – que inclui cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica e coleta do sangue – leva cerca de 40 minutos.

Quantas doações podem ser feitas?

Os homens podem doar de dois em dois meses, com o total máximo de quatro doações em um ano. As mulheres podem doar de três em três meses, com o total máximo de três doações anuais.

 

Quais os cuidados após a doação?

Depois do procedimento, é recomendado fazer um pequeno lanche e se hidratar. Inclusive, é importante aumentar a ingestão de água. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas por 12 horas e os cigarros por, pelo menos, duas horas. Também é recomendado evitar esforços físicos exagerador por pelo menos 12 horas.

 

Viu como um simples gesto de amor e solidariedade pode ajudar outras pessoas? Faça sua parte! Vá ao hemocentro mais próximo e doe sangue regularmente.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e estimule outras pessoas a fazer parte desta corrente do bem.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade