27/08/2020

Curiosidades sobre o psicólogo

No Brasil, o Dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto. A data celebra o profissional da área da saúde que estuda e orienta o comportamento humano, lidando com sentimentos, traumas, medos e receios.

De forma bem resumida, o psicólogo é o profissional que ajuda a superar crises, situações difíceis e problemas, colaborando para que o paciente se livre de uma vida frustrada diante das limitações.

Para entender melhor sobre a formação e a atuação do psicólogo, reunimos, a seguir, algumas curiosidades sobre os profissionais desta área.

Como se tornar um psicólogo?

Para exercer a função de psicólogo, é preciso concluir o curso de ensino superior em Psicologia em uma instituição de ensino creditada pelo Ministério da Educação e Cultura. O curso tem duração média de cinco anos e, além das aulas teóricas, os alunos realizam estágio obrigatório para terem experiências clínicas e ingressarem preparados no mercado de trabalho.

O que o psicólogo faz?

O psicólogo busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano, melhorando a qualidade de vida das pessoas. Por meio de métodos científicos, o profissional tem mecanismos para compreender a psique humana e, desta forma, atuar no tratamento e na prevenção de doenças mentais.

Quem deve procurar um psicólogo?

Qualquer pessoa que esteja insatisfeita, seja na área pessoal, profissional, amorosa, financeira, familiar, enfim, quem busca uma vida mais leve e feliz e, por algum motivo, não está alcançando isso. Vale lembrar que os psicólogos tratam tanto adultos quanto crianças.

Por que algumas pessoas relutam em procurar um psicólogo?

De maneira equivocada, algumas pessoas associam os pacientes a pessoas com transtornos psiquiátricos. Elas pensam que, procurando um psicólogo, estão assumindo um problema mental, quando, na verdade, o profissional ajuda o paciente a compreender suas angústias e inquietações.

Psicólogos podem adivinhar a mente dos pacientes?

Não. processo terapêutico é um trabalho conjunto entre o psicólogo e o paciente.

terapeuta é um facilitador para que o paciente encontre suas próprias respostas. Por isso, é importante que não se espere conselhos prontos e imediatos para se livrar dos problemas. Há todo um processo para que, juntos, eles cheguem a algumas conclusões.

Qual a diferença entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra?

Os três são especialistas de saúde capazes de tratar questões emocionais, mentais e psíquicas. O psicólogo é formado em Psicologia e lida com o comportamento e os processos mentais, como emoções, sentimentos, razão e pensamentos.

O psiquiatra é formado em Medicina, com especialização em Psiquiatria, e trabalha na identificação e no diagnóstico de doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia, compulsão alimentar e outros transtornos.

O psicanalista não é, necessariamente, formado em Psicologia ou em Medicina. O trabalho dele envolve uma análise bem próxima ao que é feito pelo psicólogo, com a diferença que inclui um estudo do inconsciente do paciente. É uma proposta de busca profunda por autoconhecimento.

Quais as características de um bom psicólogo?

Alguns aspectos são importantes, como a capacidade de empatia, que permite ao profissional ouvir atentamente o que o paciente está expondo no atendimento e se sintonizar e com ele para juntos encontrarem uma solução. Também é importante que o psicólogo não tenha preconceitos, que ele tenha um perfil analítico, que seja sincero, firme e tenha habilidade de convencimento para inspirar a transformação comportamental.

Onde um psicólogo pode trabalhar?

Os psicólogos têm inúmeras possibilidades de carreira. Além de clínicas e consultórios, que são os locais mais conhecidos, os profissionais podem trabalhar em instituições de ensino, clubes esportivos, penitenciárias, hospitais, empresas, entre outros ambientes. Enfim, os psicólogos são fundamentais tanto em organizações privadas quanto públicas.

Entendeu como é importante o trabalho de um psicólogo? Por isso que o dia 27 de agosto é celebrado!

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e mostre a outras pessoas como é interessante essa área da saúde.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade