22/10/2021

Outubro Rosa: É hora de se cuidar

 

Hoje quase toda a população tem conhecimento sobre a campanha Outubro Rosa, mas você sabe exatamente do que se trata? Conheça sua história e quais as prevenções que podem ser realizadas contra o câncer de mama.

 

O que é o Outubro Rosa?

É um movimento internacional de conscientização para prevenção do câncer de mama. O movimento iniciou-se em 1990 pela Fundação Susan G. Komen For the Cure e em 2002 chegou ao Brasil, desde então vem ficando cada vez mais forte. Em 2018 criou-se a lei 13.733 que dispõe várias atividades de conscientização sobre o câncer de mama.

 

Prevenções

O Outubro Rosa vem para deixar as pessoas mais conscientes sobre esse tipo de câncer, que hoje, acomete cerca de 24.5% dos tipos de tumores diagnosticados. A estimativa de novos casos em 2021, de acordo com o INCA, é de 66.280. Lembre-se: Se o diagnóstico for rápido, haverá mais chance de tratamentos!

 

Atividades físicas também auxiliam na redução do câncer de mama?

 

  • Estudos recentes mostraram que permanecer ativo reduz o risco de desenvolver câncer de mama em cerca de 20%;
  • O risco de recaída também é muito menos provável em mulheres que praticam exercícios e esportes: três horas por semana reduziriam o risco de recorrência em 20%;
  • Essa taxa sobe para 50% para mulheres que praticam 9 horas de esporte por semana.

 

Alguns tipos de prevenção:

 

Mamografia: é um exame que se deve fazer periodicamente ou caso haja alguma alteração na região da mama. Faz-se esses exames a partir dos 35 anos, em geral. Deve-se ficar atento a alguns mitos e verdades sobre o exame de mamografia! Lembrando que pode-se realizar esse exame pelo SUS e em qualquer mês, o Outubro Rosa é para conscientização, mas a prevenção deve ocorrer independentemente do mês.


Hábitos saudáveis: acredita-se que por meio de alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: 

 

  • Excesso de peso
  • Falta de atividade física
  • Consumo de bebidas alcoólicas

 

Cuidados

Além de se atentar ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 40 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento anualmente. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Juntamente é claro com o exame de toque, onde a mulher faz um “autoexame” em sua mama, na procura de possíveis nódulos ou alterações em seu seio. 

Um autoexame completo é realizado em três etapas: a observação em frente ao espelho, a apalpação durante o banho e a apalpação deitada. 

 

Para saber mais, acesse o link e baixe agora o nosso e-book!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade