02/07/2020

5 dicas para escolher um hospital

Geralmente, as pessoas não dedicam muito tempo à escolha de um hospital. Isso porque não querem nem pensar na ideia de precisar de um. Porém, escolher um hospital não significa atrair uma doença, mas, sim, representa uma preocupação com a própria saúde e o bem-estar.

Muitas vezes, essa escolha só é feita em casos de emergência, então, em cima da hora, poucos aspectos são considerados. Se você tem a oportunidade de fazer isso com tempo, vai poder escolher um hospital que possa atender de forma satisfatória, de acordo com seus critérios.

No caso de uma cirurgia agendada, por exemplo, existe esse poder de escolha. Um procedimento cirúrgico, por menos complexo que seja, envolve dúvidas, inseguranças e exige cuidados antes e depois da realização.

Por ser tão emblemático na vida do paciente, esse momento deve ser vivido com segurança, portanto, o local onde a cirurgia será realizada deve ser avaliado com cuidado.

A escolha do hospital também pode ser um fator determinante na hora de optar por um plano de saúde. Saber a qual hospital ele está ligado é um fator de decisão.

Vale a pena fazer uma pesquisa detalhada porque saúde é uma questão séria e há diversos fatores que exigem atenção e envolvem essa seleção. Para auxiliar nesta tarefa, listamos algumas dicas que podem ser consideradas.

 

  1. Avalie o reconhecimento

Uma excelente maneira de respaldar a escolha é descobrir se o hospital é acreditado por alguma organização séria e se sua qualidade é reconhecida.

O certificado de acreditação é concedido após uma avalição que busca promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde, por meio de padrões e requisitos pré-definidos.

Também é importante que o hospital tenha a credibilidade da comunidade em que está inserido.

 

  1. Conheça a estrutura

A estrutura do hospital compreende os equipamentos disponíveis, a tecnologia adotada, os padrões das salas cirúrgicas, enfim, a sua capacidade de realização de exames e procedimentos que se façam necessários.

Ela também compreende o próprio espaço físico, que deve oferecer conforto e tranquilidade no atendimento.

Em casos mais graves, é interessante saber se o hospital dispõe de UTI equipada e com profissionais preparados para atendimento.

 

  1. Valorize os médicos

Os médicos dedicam suas vidas a cuidar das pessoas e são fundamentais no pleno funcionamento dos hospitais, promovendo restabelecimento e manutenção da saúde da população.

Além de se dedicarem ao diagnóstico, ao tratamento, à reabilitação e ao atendimento, os médicos também se ocupam com a prevenção, orientando os pacientes, controlando doenças e promovendo a saúde.

Desta forma, se o principal objetivo de um hospital é salvar vidas, a atuação do corpo clínico é primordial.  Valorize os médicos e entenda que eles são fundamentais na hora de escolher um hospital.

 

  1. Priorize a segurança

Esse item está entre os requisitos fundamentais. É importante que a paciente, independentemente do seu problema de saúde, reconheça o hospital e a equipe médica com confiança, pois essa é a base para que qualquer relação.

A segurança deve ser sentida na atenção dispensada, na demonstração de conhecimento e domínio por parte da equipe médica, na disponibilidade que presta ao paciente e nas normas de conduta que envolvem o processo como um todo.

 

  1. Analise o atendimento

A forma como o paciente é atendido faz toda a diferença, seja na recepção, nos consultórios ou nas salas cirúrgicas.

Independente do motivo que tenha feito a pessoa procurar um hospital, ela está fragilizada de alguma forma e ter um tratamento respeitoso e adequado é essencial.

Pergunte às pessoas próximas, a amigos e parentes sobre as experiências que elas já tiveram, como foram atendidas em determinado hospital e qual avaliação elas fazem dele. Isso vai contribuir para uma decisão mais acertada.

 

Depois de avaliar essas questões, fica mais fácil escolher um hospital que possa oferecer o atendimento que você busca.

Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais. Ele pode ajudar outras pessoas nessa escolha!

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade