24/06/2020

O Robô DaVinci a serviço dos pacientes do São Lucas Hospital

45Mesmo com a pandemia do Coronavirus, a população de Ribeirão Preto e região vai continuar precisando dos serviços de Centros de Excelência e Tecnologia em saúde, como o Hospital São Lucas. A saúde dos nossos pacientes não pode esperar. A instituição disponibiliza para pacientes da cidade e região a Cirurgia Robótica, uma das mais modernas e inovadoras técnicas cirúrgicas da atualidade que está presente em poucos centros hospitalares do Brasil.

Todas as técnicas de proteção ao paciente e à equipe fazem parte da cirurgia Robótica durante a pandemia. Toda a equipe e o paciente são preparados com EPIs (Equipamento de Proteção) e outros processos que garantem tanto na anestesia como no ato cirúrgico que o paciente fica protegido, assim como o ambiente hospitalar preservado da contaminação do Corona vírus. Os pacientes não precisam e não devem adiar as cirurgias.

O Robô executa procedimentos cirúrgicos em várias especialidades médicas como Urologia, Ginecologia, Toracica e do Aparelho Digestivo. “O Robô tem quatro “braços”: um deles oferece a fonte de luz e os outros três os bisturis e demais equipamentos necessários.

A Cirurgia Robótica se destaca, principalmente, pelos benefícios ao paciente: incisões menores; redução de dor e de sangramento; diminuição dos riscos de transfusão e infecção e redução no tempo de internação no hospital.

Na cirurgia robótica, ele vai direto para o quarto e, habitualmente, pode ir para casa em 48 horas, destaca o Dr. Tiago Bovo, urologista e cirurgião. Para os cirurgiões, alguns detalhes do procedimento cirúrgico são grandes diferenciais, como a delicadeza, precisão e firmeza dos movimentos das pinças robóticas, sua grande amplitude de movimentação, assim como a visão em 3 dimensões e a capacidade de magnificação da imagem em até 15 vezes.

O São Lucas foi o primeiro hospital privado de Ribeirão Preto e região a realizar no dia 27 de junho de 2019, as duas primeiras Cirurgias Robóticas. Três meses depois, foi realizada também no São Lucas a primeira cirurgia robótica em criança de Ribeirão Preto e região e o hospital tornou-se o quinto Centro do Brasil capacitado para a realização dos procedimentos robóticos urológicos na população pediátrica. Anteriormente somente São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre haviam realizado intervenções semelhantes.

O Grupo São Lucas tem três hospitais na cidade, Hospital São Lucas, Hospital Ribeirania e Hospital Especializado. Todos os casos de Covid-19 são atendidos exclusivamente no Ribeirânia, possibilitando que o Hospital São Lucas e Hospital Especializado continuem os atendimentos de consultas e cirurgias, isentos de pacientes internados com o novo Coronavirus. Temos a obrigação e disponibilidade de dar continuidade para esses atendimentos, ressalta o Dr. Pedro Palocci, presidente do Grupo.

Conheça os nossos protocolos de segurança.

Tiago Borelli Bovo- CRM: 94246
Fotos: Douglas Intrabartolo

Junho/2020
Ivette Lira- (16) 99137.8088
Assessoria de Imprensa do Grupo São Lucas

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade