06/11/2020

Hospital São Lucas realiza a primeira Cirurgia Gastrointestinal por Robótica de Ribeirão Preto

Foi realizada, segunda-feira, dia 26 de outubro no Hospital São Lucas a primeira Cirurgia Gastrointestinal por Robótica de Ribeirão Preto e região. A paciente, uma mulher de 39 anos, diabética e hipertensa, com obesidade grau III foi submetida a correção de hérnia complexa de parede abdominal ventral. Ela já tinha sido operada do mesmo problema por videolaparoscopia há 1 ano, com recidiva.

O procedimento foi realizado pelo Dr. Fernando Galante, cirurgião especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Especialista em Cirurgia minimamente invasiva do Aparelho Digestivo. Segundo o Dr. Galante, além das hérnias complexas como a da paciente operada, praticamente todas as patologias cirúrgicas do aparelho digestivo podem ser abordadas por robótica com grande precisão, como por exemplo doenças oncológicas do aparelho digestivo como os tumores gástricos, intestinais, vias biliares, pâncreas e até hepáticos. Reoperações como as reinterevenções para cirurgia do refluxo e para cirurgia bariátrica tem indicação precisa na robótica, também.

Segundo o especialista a cirurgia robótica é mais vantajosa em dois aspectos: O primeiro relacionado a tecnologia, visão 3D, equipamentos que imitam os movimentos da mão humana inclusive com mais amplitude, filtro de tremores da mão humana, capacidade de interação entre equipe de campo com o cirurgião através da tela de alta definição, capacidade de visualização de imagens de exames do paciente na tela do console do cirurgião durante a cirurgia. E o segundo está relacionado a ergonomia do ato operatório para o cirurgião: ele opera sentado com a cabeça e braços apoiados é isso faz muita diferença no desempenho pois em cirurgias longas o cansaço físico pode comprometer o procedimento.
O Hospital São Lucas de Ribeirão Preto inaugurou em junho de 2019 o Serviço de Cirurgia Robótica com a realização das duas primeiras Cirurgias Robóticas, em hospital privado de Ribeirão Preto e região. Desde a implantação do Serviço até o dia 28 de outubro de 2020, já foram realizadas 198 cirurgias robóticas na instituição, em várias especialidades médicas. A cirurgia robótica maximiza as taxas de cura, reduz o sangramento em até 80% e minimiza consideravelmente as sequelas, além de proporcionar a recuperação das funções vitais 40% mais rápido. A técnica cirúrgica é uma das mais modernas e inovadoras da atualidade e está presente em poucos centros hospitalares do Brasil. O Hospital São Lucas, o Hospital Ribeirania, o Hospital Especializado, a Med Medicina Diagnóstica e o Centro Médico São Lucas, compõem o Grupo São Lucas, associado a HospitalCare desde 2017.

Participantes do procedimento:
Dr. Fernando Galante, Dr Gustavo Colli, Dr. Álvaro Augusto Nogueira, Dr. Jorge Resende Lopes Junior e Dr. Gabriel Garbato. Enfermeiras: Vanessa Moretti e Karina Andrade. Técnicos de enfermagem: Anderson Galvão, Henrique Ramos e Natália Quarezemin.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Newsletter
Newsletter

Assine nossa newsletter

Assine a nossa newsletter para promoções especiais e atualizações interessantes.


    Política de privacidade